Minha Figura

Caxias ganha 2 ambulâncias para o SAMU e Habilitação da Maternidade Carmosina Coutinho como Referência em Gestação de Alto Risco

21.12.19

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, informou durante encerramento das atividades do Centro de Reabilitação de Caxias que a Prefeitura conseguiu junto ao Ministério da Saúde duas ambulâncias, que devem chegar nos próximos dias.

As viaturas darão suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em agosto de 2019, quando a Prefeitura entregou 25 novos veículos para a administração pública, o SAMU já havia sido contemplado com duas ambulâncias.

“O SAMU, que é o primeiro atendimento que salva vidas, precisa ter sua frota renovada sempre. A falta de recursos nos trava, mas nós estamos conseguindo junto ao Governo Federal duas ambulâncias, porque o governo entende que os recursos em Caxias são aplicados na saúde. Acredito que nos próximos 30 a 40 dias as duas ambulâncias devem estar chegando. Ganha a cidade, ganha a população de Caxias e ganham as cidades vizinhas”, afirmou Fábio Gentil.

O prefeito Fábio Gentil também comemorou outro feito da administração municipal, conseguindo junto ao Ministério da Saúde a Habilitação da Maternidade Carmosina Coutinho como Referência Hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco. A portaria também estabelece o bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do estado do Maranhão e município de Caxias.

A portaria Nº 3.355 é de 17 de dezembro de 2019. Este feito faz com que o município possa ter uma presença maior do Governo Federal e dos demais entes federativos em possíveis ajudas para que a saúde de Caxias seja beneficiada cada vez mais.

“Pelo fato de a Maternidade Carmosina Coutinho ter superado os índices anteriores sendo referência para o Brasil, com  mortalidade abaixo de duas casas decimais, ganhando título de primeiro lugar como menor índice de mortalidade, a habilitação da maternidade como Referência Hospitalar na Atenção à Saúde em Gestação de Alto Risco, com a publicação da portaria, nós estabelecemos de fato e de direito esse feito. Obrigado ao Governo Federal”, disse Fábio Gentil.

A saúde de Caxias tem se destacado nos últimos 2 anos e 11 meses, buscando atender com maior presteza os cidadãos caxienses em suas demandas, seja na Atenção Primária ou na Atenção Ambulatorial Especializada.

Nesta semana, Caxias está recebendo representantes de 18 estados para conhecer o modelo de Planificação implantado no município, que está servindo de espelho para que outras regiões de saúde do país possam também implementar. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário