Ação conjunta para a melhoria da balneabilidade em praias de São Luís

11.5.19
Secretário Catulé Júnior coordenou a reunião do Grupo de Trabalho

Fiscalizar, planejar ações e buscar soluções para a melhoria da balneabilidade nas praias de São Luís. Essa foi a pauta debatida por órgãos estaduais durante reunião realizada nessa sexta-feira (10), na Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Inicialmente farão parte do comitê as secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Cidades e Desenvolvimento Urbano e a Caema.

Para o secretário da Setur, Catulé Júnior, o mais importante é nivelar informações e juntar forças para uma ação conjunta. “Esse é um problema antigo que afeta não só o turismo, mas a todos. Por isso, estamos reunindo todos os atores envolvidos para norteamos às competências e envolver o poder público, a academia e a sociedade civil pelo bem comum”, explicou o secretário após a criação do grupo de trabalho intersetorial que será ampliado.

Com o período chuvoso acima da média e os afluentes dos rios carreando grandes resíduos para o mar, a qualidade da água naturalmente fica comprometida. No ano passado, após as chuvas, a balneabilidade das praias da capital chegou a 70%, de acordo com o  Laboratório de Análises Ambientais (LAA/SEMA).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) coleta, sinaliza e divulga semanalmente 21 pontos monitorados nas praias de São Luís. Além disso, vão ser ampliadas as ações de fiscalização de lançamentos de esgotos irregulares na orla.

Uma campanha e ações especificas de educação ambiental mais ampla com intuito de conscientizar a população sobre a importância da manutenção das praias limpas também será  realizada em conjunto com o meio acadêmico e órgãos municipais e governamentais.

A próxima reunião do comitê ficou marcada para a próxima sexta-feira (17) com a apresentação do relatório de intervenções e esgotamento sanitário pela Caema. Os gestores dos municípios da região metropolitana de São luís também participarão do plano de ações com o objetivo de melhorar os índices na orla da ilha. (Setur/MA)

0 comentários:

Postar um comentário