Minha Figura

Renomado escritor Assis Brasil estará no lançamento oficial da XV Feira Municipal de Literatura em Caxias-MA

6.5.17
Na próxima segunda feira (08/05) acontece a abertura oficial para a comunidade caxiense da XV Feira Municipal de Literatura.

O evento de lançamento será realizado no Centro de Treinamento João Paulo II, a partir das 17h com a presença do renomado escritor brasileiro Assis Brasil, que participa de uma sessão de autógrafos com o público formado por professores da rede pública de ensino e da comunidade local.

Pela primeira vez, um escritor está sendo homenageado pela feira de literatura, que este ano vai se estender até 25 novembro de 2017, dia da culminância das atividades nas mais de 200 escolas da rede municipal de ensino. A feira traz uma inovação, pois, em vez de ser destinada somente para as áreas de língua portuguesa e literatura, como aconteceu até o ano de 2016, passa a ser estendida a todas as outras áreas, como: história, geografia, educação física, matemática, dentre outras. Em vez de abranger apenas alunos a partir do 6º ano, como ocorreu até ano passado, vai abranger alunos da educação infantil ao 9º ano, tanto da zona urbana, quanto da zona rural, além de ser trabalhada de uma forma interdisciplinar.

Desde o último dia 02 de abril, estão sendo realizadas rodas de conversas com os professores, gestores e coordenadores escolares nas unidades de ensino.

“Foi feito um momento de sensibilização junto as escolas e os coordenadores pedagógicos de 1º ao 9º, que desenvolveram rodas de conversas com os professores da rede, de 1º ao 9º ano. A vinda do autor a Caxias dá uma motivação maior, a presença do autor homenageado é algo importante, pois, nós vamos passar praticamente o ano inteiro envolvidos com o autor por meio de suas obras”, explica Yolauda Ramos, Coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT).

“A mobilização de gestores e coordenadores escolares faz parte da primeira ação da XV Feira Municipal de Literatura. Tem como foco principal a adesão, a motivação e o conhecimento do autor homenageado Assis Brasil. Ao longo da feira, nós vamos trabalhar com gestores, coordenadores, professores, alunos e toda a comunidade. Cada escola vai pensar como vai mostrar o resultado desses estudos. A leitura é a base de todo o processo de letramento”, ressalta a professora Drª Francigelda Ribeiro, gestora de Cultura e Memória da SEMECT.

“Para nós é um jubileu da literatura na cidade de Caxias, vamos trazer um grande escritor do Brasil. Ele é nordestino dos nossos, escreveu mais de 100 obras e essas obras estão sendo estudadas pelos estudantes de todas as áreas: português, história, geografia, e etc. Esse primeiro momento com os professores, depois com os alunos, porque em novembro é a grande culminância da feira. Nós estamos muito felizes em receber na cidade este grande escritor que é Assis Brasil”, declarou a Ana Célia Damasceno, Secretária da SEMECT.

Francisco Assis Almeida Brasil, Assis Brasil, nasceu no município piauiense de Parnaíba em 18 de fevereiro de 1932. Romancista, cronista, crítico literário e jornalista, possui 133 obras publicadas nos mais diversos gêneros da literatura, dentre elas: Beira Rio Beira Vida; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão (Tetralogia Piauiense); Os que Bebem como os Cães (Ciclo do Terror); Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos, Jovita e Tiradentes (romances históricos). Como profissional, atuou como romancista, crítico literário e jornalista em veículos como: Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e o Globo. Além disso, trabalhou para as revistas: Cruzeiro, Enciclopédia Bloch e Revista do Livro.

“Assis Brasil nas décadas de 1960 e 1970 ele ganhou o prêmio de maior relevância no universo literário em 1965 com o livro, “Beira Rio Beira Vida”; e 1975 com a obra “Os Que Bebem Como os Cães, lembrou a professora Drª Francigelda Ribeiro, gestora de Cultura e Memória da SEMECT.

Fonte: Ascom/Caxias

0 comentários:

Postar um comentário