“Professores da Uema esperam resposta do governo há mais de um ano”, diz Eduardo Braide…

24.5.17
Parlamentar cobrou em discurso na Assembleia Legislativa cumprimento do acordo firmado ainda no início de 2016

Do Blog do Marco D’Eça

Eduardo Braide cobrou de Flávio Dino cumprimento de acordo firmado com professores

O deputado Eduardo Braide usou a tribuna nesta terça-feira, 23, para cobrar o cumprimento do acordo firmado entre o Governo do Estado e os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Nós tivemos no fim de semana a ida do governador a Imperatriz para inaugurar algumas dependências da UemaSul e isso é muito importante: ampliar e dar melhores condições aos universitários da Uema. A parte física é fundamental, mas não adianta o tijolo sem as pessoas. E o Governo do Estado vem desrespeitando os professores da Uema há muito tempo. Eu participo dessa negociação desde a primeira conversa, junto com uma comissão de professores da Uema, representados pela Apruema, na pessoa do seu presidente prof. Ubiraci Nascimento. Já estivemos na Casa Civil e na Procuradoria Geral do Estado, e até hoje, o acordo não foi cumprido com os professores. Somente este ano, essa já é a terceira vez que eu subo a esta tribuna para tratar do descumprimento do acordo firmado pelo Governo do Estado com os professores da Uema – afirmou o deputado.

No pronunciamento, Eduardo Braide deu detalhes de como foi firmado o compromisso com os professores da Uema.

O acordo consistia em incorporar aos vencimentos por meio de um projeto de lei, a gratificação que foi dada no ano passado aos professores da ativa. E que o Governo do Estado pagasse as URVs dos professores aposentados. Direito já garantido pela Justiça. O que aconteceu? O Governo se nega a encaminhar o projeto de lei à Assembleia a fim de incorporar a gratificação dos professores nos seus vencimentos e nunca pagou um centavo da URV aos professores aposentados. Mas isso não é de espantar, uma vez que o governo mandou para cá uma Medida Provisória prevendo a recomposição salarial sobre a gratificação e não sobre os vencimentos dos professores, contrariando o Art.32 do Estatuto do Magistério – assinalou.

Eduardo Braide tratou ainda da contrariedade entre o discurso e a prática do governador.

Que o governador desrespeita os professores do Estado a gente já sabe. Agora, no caso da Uema, o governador a colocou (isso está registrado na Justiça Eleitoral) como a principal instituição estadual no seu Plano de Governo e, portanto, o que tinha que acontecer era a valorização dos seus quadros. E veja a ironia do destino. No ano em que a Uema completa 35 anos de atividades, o Governo do Estado dá de presente aos professores o descumprimento do acordo. Isso é inaceitável. Você não pode ir para televisão posar ao lado de uma sala nova com práticas velhas, em relação a valorização dos professores. Que ele honre e cumpra com aquilo que acertou com os professores – finalizou o parlamentar.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    rapaz é incrível como existe jornalista que ainda reproduz esse tipo de matéria, não estou aqui defendendo Flavio Dino porque sei também que esse é outro igual a este Eduardo Braide, a prova é Caxias, que o povo quis mudança consegui mudar e o Governo do estado não respeita isso, usando da forma mais mesquinha e mediocre que um "Homem" público pode usar que é tirando ou diminuindo os recursos que só servem para fazer o bem a população e aos eleitores que nele votaram quando aqui esteve pedindo voto e pregando mudanças não só na nossa cidade mais em todo estado, se sou jornalista jamais reproduziria uma matéria dessa é sabido por todos os maranhenses e mais especial pelo povo da terra natal desse Deputado que ele tem vários processos onde sua idoneidade que ele tanto fala é suspeita tudo que ele esta falando do governo do estado tenho a mais plena certeza que se ele tivesse ganho a prefeitura de são só estaria favorecendo os seus, por isso senhor Sabá se realmente você é uma pessoa Honesta como diz ser faça uma analise antes do que vai reproduzir tenho certeza que você é mais sabedor do que eu sobre o caráter suspeito desse tal de Eduardo Braide, você não é doido e sempre está acompanhando as noticias então com certeza sabe da procedência escusa desse deputado.

Postar um comentário