Minha Figura

Até segunda-feira...!!! Secretário de Saúde do MA constata in loco situação da rede hospitalar de Caxias e pede prazo para “ver se ajuda”

17.5.17
PROMESSA - Secretário Carlos Lula visita Caxias e promete uma resposta até segunda-feira
para "ver se ajuda" o município

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, esteve em Caxias nesta terça-feira, 16, em visita ao Hospital macro regional (onde poderá ser instalada uma ala para tratamento oncológico) e manteve encontro com o prefeito Fábio Gentil, que aproveitou a oportunidade para levá-lo para conhecer a rede municipal de saúde.

Numa postagem no facebook, o vereador Mário Assunção publicou uma foto, juntamente com Carlos Lula, Fábio Gentil e alguns vereadores, dizendo que na visita do secretário estadual ao hospital regional o mesmo anunciou a “implantação da neurocirurgia” no local. No entanto, na sessão de segunda-feira, 15, na Câmara Municipal, foi do parlamentar a informação de que a visita seria para a criação de uma ala para tratamento oncológico naquele hospital, fato que provocou a revolta de muitos, pois a iniciativa foi vista como tão somente uma tentativa de barrar a homologação do Centro Oncológico do município, o que diminuiria, ainda mais, a rede municipal de saúde.

Junto com o prefeito de Caxias, Carlos Lula visitou a UPA, que na gestão passada recebia aporte financeiro de cerca de R$ 800 mil reais; o Hospital Geral e a Maternidade Carmosina Coutinho, que até dezembro de 2016 recebia um convênio do governo estadual de R$ 1.350.000,00 (hum milhão e trezentos e cinquenta mil reais) todos os meses para custeio de pessoal.

Na Maternidade Carmosina Coutinho, Carlos Lula constatou in loco que cerca de 80% dos pacientes internados eram oriundos de outros municípios, o que demonstra cabalmente o caráter regional daquela unidade de saúde e a urgente e necessária parceria do governo do Maranhão para arcar com a sua responsabilidade.

Depois de ouvir detalhadamente do prefeito Fábio Gentil todo o esforço que o município está fazendo, inclusive sacrificando importantes setores da administração em prol da boa prestação de serviço nos hospitais da cidade, Carlos Lula pediu um prazo para dar uma posição do governo do Maranhão para com o município de Caxias. Segundo o secretário, a resposta virá até a próxima segunda-feira, dia 22.

Bem, o prefeito de Caxias tem tido uma tremenda paciência com a indiferença demonstrada pelo governo Flávio Dino em realizar parcerias com o município em todas as áreas, mais especificamente na saúde, quando somente na Carmosina Coutinho, 80% do atendimento é feito em pacientes de outras cidades, o que acarreta ao sistema de saúde da princesa do sertão um ônus que seria do governo do Estado.

Mas como já se esperou até agora (17/05/2017) por uma ajuda, não custa nada aguardar até segunda-feira, 22.

Vai ver que a má vontade contra Caxias e contra os atuais administradores da cidade já tenha diminuído...

0 comentários:

Postar um comentário