Minha Figura

“Diga algo importante que Léo Coutinho já fez em Caxias?” Pesquisa Amostragem força a barra e tenta encontrar agulha no palheiro

16.8.15
Pesquisa deve ser concluída neste domingo e caxienses terão o resultado até quarta-feira, dia 19

Que pesquisa é essa, deputado?! Levantamento omite sobrenome Júnior do candidato 
da família Marinho, o que joga por terra toda a credibilidade da sondagem

O deputado estadual Humberto Coutinho mandou fazer mais uma rodada de pesquisa de opinião em Caxias. O Instituto Amostragem, de Teresina, está com equipes na cidade desde sexta-feira, 14. Os entrevistadores, cerca de 10, devem concluir os questionários (entre 300 e 400 entrevistados) em até 3 dias.

Os carros com a logomarca do Amostragem estão circulando nos bairros durante todo este final de semana e o grupo Coutinho não pode negar a existência dessa pesquisa. Apesar de não poder negar, por azar dos azares, um dos pesquisadores esteve na Casa do signatário do blog, o que ficará impossível para Humberto Coutinho guardar a 7 chaves mais esse levantamento.

E por quê afirmo que essa pesquisa teve o presidente da AL como contratante, quando poderia ser qualquer outro político caxiense? Ora, caros leitores, pelas perguntas lançadas no questionário.

Sem credibilidade, tentanto direcionar e criando cenários impossíveis

Nas simulações de disputa eleitoral para o cargo de prefeito, no mínimo um direcionamento para se evitar o confronto entre o atual prefeito Léo Coutinho e o vereador Fábio Gentil.

É que em nenhuma das simulações apresentadas ao eleitor existe apenas o nome de Léo e Fábio.

Já com Léo Coutinho, existem apenas 2 cenários, mas todos com uma forte dose de maldade ou tentativa de deturpar a realidade política atual.

Como na família Marinho o único possível candidato a prefeito é Paulo Marinho Júnior, na pesquisa Amostragem só existe o nome de Paulo Marinho, seu pai, e que tem uma rejeição bem maior que o filho, o que inviabiliza qualquer análise séria e confiável da referida sondagem.

No primeiro confronto pergunta-se ao eleitor: “se as eleições fossem hoje, sendo estes os candidatos, em quem você votaria? 1 - Paulo Marinho; 2 – Léo Coutinho ou 3 – Fábio Gentil

No segundo cenário, a pergunta se resume apenas a: “e se fossem esses os candidatos, em quem você votaria: 1 – Paulo Marinho ou 2 – Léo Coutinho?

Procurando agulha num palheiro e passagem de ida e volta para Marte

Não consegui acreditar numa das perguntas feitas pelo funcionário do Amostragem. Ele queria que eu dissesse “algo importante que Léo Coutinho já fez em Caxias?”. Entre atônito e revoltado, fiquei a imaginar aqui com meus botões por alguns instantes sobre o que dizer para o pobre funcionário do instituto piauiense.

A primeira coisa que me veio a cabeça foi o sofrimento de centenas de mães que perderam seus filhos na Maternidade Carmosina Coutinho. Em seguida as imagens das crianças cegas daquela unidade de Saúde aumentaram ainda mais a minha revolta diante da pergunta feita.

Lembrei também da quantidade de mensalinhos que devoram a folha de pagamento da Prefeitura, assim como o descaso na saúde como um todo.

Mas, falar do desastre administrativo do governo Léo Coutinho e não lembrar que ele paga os piores salários em todos os níveis da administração das cidades do leste maranhense, é praticamente impossível.

Naturalmente, essa pergunta respondi que não poderia lembrar de algo importante feito pelo nosso desastrado prefeito.

Rejeição

A tradicional pergunta “sendo estes os candidatos, em que você não votaria de jeito nenhum” estava lá e com os mesmos candidatos, Léo Coutinho, Fábio Gentil e Paulo Marinho, sem o Júnior, que induz o eleitor a pensar que se trata do pai, que não é candidato, e certamente tira a seriedade da aferição.

Não sei porque, mas mesmo não sendo feita corretamente, acho que já sei que Léo Coutinho ganha disparado nesse quesito.

Vereadores sem importância

Responsáveis pela base política do prefeito Léo Coutinho, os vereadores aliados parece que não despertaram interesse na avaliação de suas respectivas performances.

Perguntas sobre qual o mais atuante, qual o vereador que mais ajuda o seu bairro ou qual aquele mais presente na comunidade, não existiram.

Apenas uma pergunta, curta e grossa, mostrou o interesse do deputado Humberto Coutinho nos parlamentares que levam seu sobrinho nas costas: “Se as eleições fossem hoje, qual o vereador que votaria?

Não sendo feita em período eleitoral, essa pesquisa Amostragem não precisa ser registrada no TRE e não pode ser questionada juridicamente.

O Instituto Amostragem não é uma entidade filantrópica, mas sim uma empresa privada que, naturalmente, visa lucros.

Sendo um dos mais respeitados do Piauí, deve, e com certeza vai, zelar pelo seu nome.

Mas para que o deputado Humberto Coutinho não tenha mais dissabores quando mandar fazer uma nova sondagem, deve fornecer ao instituto de pesquisa o endereço do titular do blog para que os entrevistadores não tenha um retrato fiel da realidade política de Caxias.

Vamos esperar até quarta-feira, 19, para saber se a pesquisa finalmente virá a tona ou será apenas mais uma para ser guardada na gaveta do escritório de Humberto Coutinho.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    SABÁ, ELES NÃO VÃO DAR UM TIRO NO PÉ.

Postar um comentário