Minha Figura

ABRE O OLHO, OPOSIÇÃO!!! Conselho de ética que será criado na Câmara Municipal pode ser armadilha contra minoria oposicionista

21.8.13
A BELA Taniery Cantalice cumpriu seu
papel como servidora pública ao informar ao
público a destinação de recursos públicos
As voltas com a criação do novo Regimento Interno, a Câmara Municipal de Caxias também está estudando a criação de um Código de Ética a ser implantado na atual legislatura. A medida é vendida como uma grande conquista e uma demonstração de novos tempos no parlamento caxiense. Tudo lorota! Existe um cheiro forte de queimado no tal Código.

A oposição parece que ainda não se atentou para a armadilha que pode estar caindo com a criação de um conjunto de normas que pode lhes trazer grandes dissabores.

O Conselho de Ética das duas casas do Congresso (Senado e Câmara), criado como base o Código de Ética, tem o poder de enviar parlamentares ao cadafalso.

A FERA Jerônimo Ferreira insinuou que
futuro Código de Ética da Câmara poderá
coibir constrangimentos como aquele
feito pela colega de oposição 
É do Conselho de Ética do Senado e da Câmara a última palavra para a cassação de deputados e senadores acusados de ferirem as normas éticas do parlamento. São muitos os casos de deputados que depois de terem suas condutas reprovadas por falta de ética ou de decoro, são cassados em seguida pela votação de todos os membros do colegiado.

Na sessão desta segunda-feira, 19, o assunto foi trazido a tona e coube ao vereador Jerônimo mostrar as reais intenções que o futuro Código de Ética terá em Caxias.

Quando Taniery Cantalice usou a tribuna para finalmente revelar os nomes dos proprietários dos caminhões compactadores de lixo, que a Prefeitura negava-se a fornecer há vários meses, e onde citou o nome do ex-vereador Irmão Assis, que vem a ser esposo da atual vereadora Irmã Nelzir, os governistas ficaram ouriçados.  

A vereadora simplesmente exerceu o mais básico dos deveres de um parlamentar: informar ao público, os nomes dos proprietários de veículos que estão realizando um serviço público e dele recebendo recursos igualmente públicos.

Alegando constrangimento à colega de parlamento, Jerônimo pediu celeridade a criação do Código de Ética da Câmara para, segundo ele, “impedir que constrangimentos como esse que a vereadora Irmã Nelzir sofreu, seja evitado”.

Foi a senha do que está por vir caso seja criado um Código de Ética, onde uma maioria despreparada e subserviente ao governo possa tentar coibir a atuação de colegas que não comungam com os desmandos do gestor.

Diante de uma oposição cada vez mais aguerrida e de uma situação que não consegue defender um governo desgastado e impopular, a tentativa de calar as vozes contrárias pode vir com medidas drásticas.

Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Um Código de Ética de um governo sem rumo, sim!



4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Será que esses abestados não sabem que o parlamentar têm direitos constitucionais o qual uma simples lei ou código de conduta não poderá cecear o direito do parlamentar dizer o que achar correto, mesmo que não seja.
    Mas uma sandice jurídica do desgoverno LEO.

  1. Anônimo disse...:

    teve um ba-fa-fa na secretaria de saúde ontem sabá...dê uma rastreada....mauricio velasquez gomes

  1. Unknown disse...:

    Que caxias não copie o que transcrevo: Yahoo Respostas: Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta.
    Dizem que o Conselho de Ética do Senado é muito eficiente,.. já puniu:
    1) Um ascensorista do Senado por flatulência dentro do elevador quando este estava lotado de Senador.!
    2) Uma copeira que foi pega em flagrante coando o café dos Senhores Senadores na calcinha!
    3) Um faxineiro do Senado que se esqueceu de dar a descarga na bacia sanitária depois que o Senador deixou-a "cheia"!!!
    4) E uma secretária que se negou a cheirar a flatulência de um Senhor Senador!
    Pois é...não percamos as esperanças, em C
    axias pode ser bem pior, pois em matéria de perseguir e mentir são insuperáveis!

  1. ANTONIO JOSE disse...:

    ACHO SALUTAR A CRIACAO DO CONSELHO DE ETICA DA CAMARA, NOIS SABEMOS QUE PARLAMENTAR GOZA DE IMUNIDADE NA TRIBUNA DA CAMARA, MAIS ISSO NAO DA O DIREITO DELE BAIXAR O NIVEL EM NENHUMA SITUACAO, A CASA DO POVO COMO CHAMAM TEM QUE SER PRA DEBATER QUALQUER SITUACAO DEMOCRATICAMENTE, AGORA O NIVEL DO DEBATE PODE AUMENTAR NA CAMARA..............

Postar um comentário