Minha Figura

Vereadores demonstram contrariedade por Caxias ainda não estar incluída na rede de internet 5G

1.3.23

A notícia de que o Ministro Juscelino Filho, das Comunicações, deixou para depois a ativação da cidade de Caxias na nova rede de internet 5G foi recebida com indignação no parlamento caxiense, na sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 27. Muitos vereadores lamentaram que os dois primeiros lotes liberados pelo Ministério das Comunicações, o primeiro com 13 cidades, e posteriormente outro com 11, já tenham sido anunciados pelo governo federal, sem, contudo, beneficiar Caxias.

O vereador Catulé (Republicanos), primeiro a falar sobre a questão no pequeno expediente, protestou dizendo que “Caxias está desmoralizada, diminuída”. Para ele, o ministro das comunicações, que é maranhense, escolheu primeiro 13 cidades para liberar a tecnologia 5G, e no meio destas, Timon, próxima a Caxias, fato que deixou decepcionado e perplexo o próprio repórter da TV Mirante que informou a notícia na manhã de segunda-feira. Mostrando sua indignação diante do fato, Catulé disse: “Caxias, mais uma vez, ficando de fora. Se eu fosse deputado federal, duvido que não teria ido ao Juscelino e Caxias não teria 5G”, protestou o decano do parlamento municipal.

Outro que também não gostou da notícia foi o vereador Darlan Almeida (PL), revelando que, além das 13 primeiras cidades ativadas na segunda-feira, 27, noutras 11, que passarão a operar no mês de junho, Caxias também não está incluída. “Tem cidadezinha menor que o bairro Volta Redonda contemplada com o sinal 5G, e, Caxias, necas de quitibiriba. Isso é uma vergonha para todos nós!”, disse o vereador, destacando que a 5G traria um impacto direto na economia, nos negócios e até na educação, pois a nova tecnologia de internet possibilitaria soluções inovadoras em várias áreas.

Segundo cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações, desde segunda-feira, 27, a tecnologia 5G já está funcionando nas cidades maranhenses de Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e em Timon. Até o dia 30 de junho o sinal 5G será liberado para mais 11 cidades maranhenses: Bacurituba, Barreirinhas, Cajapió, Cidelândia, Governador Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque e Vila Nova dos Martírios.

Caso Caxias não seja incluída entre as primeiras cidades do estado a testarem a rede 5G nessa primeira etapa, a previsão da Anatel é que isso só aconteça em 2027.

(Com informações da assessoria de comunicação da CMC)

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Parece até ser brincadeira a cara de surpresa de nossos vereadores a , Caxias não ser inculida nos primeiros lotes da Intrrnet 5 G... Até porque Caxias acumula uma lista de despriorizacao de assustar qualquer incauto !! Última em tudo ....e, os nobres vereadores sabem disso muito bem !. Óbvio cada um com seu quinhão de anti- contribuição.

Postar um comentário