Minha Figura

Ximenes alerta sobre o avanço irregular do agronegócio nas nascentes dos riachos de Caxias: “acontecendo de forma desordenada”

9.2.23

Na sessão realizada nesta quarta-feira (08) na Câmara Municipal de Caxias, o vereador Antonio José Ximenes mais uma vez alertou os colegas sobre o avanço do agronegócio no município e a degradação do meio ambiente nas nascentes dos riachos da região.

“Vejo que hoje é um dos principais terrores para o nosso município, para a nossa natureza, para os nossos mananciais de água que é a implementação do agronegócio”, iniciou o parlamentar deixando claro não ser contra a atividade, “pois é um dos pilares da nossa economia”.

“Sou formado em agronomia e conheço bem a área”, ressaltou para em seguida destrinchar ponto a ponto o que ele enxerga como algo grave e a forma como está sendo feito. “O que está acontecendo no município de Caxias está acontecendo de forma desordenada”, protestou. “Muitos desses exploradores que estão chegando em nossa cidade, vindo de outros países da América do Sul, nada contra se vier para produzir, mas as leis brasileiras tem que ser cumpridas”.

Para Ximenes, as leis municipais não estariam sendo cumpridas. “Estão sendo totalmente desrespeitadas”.

O vereador também questionou a origem dos recursos que financiam a atividade do agronegócio na cidade “com dinheiro sabe-se lá de onde”. Ximenes levantou ainda a hipótese desses recursos serem oriundos do mundo do crime. “Muitos deles lavando dinheiro de tráfico de drogas, de tráfico de armas e se estabelecem no nosso município, muitas vezes grilando terras como está acontecendo no 3º distrito de Caxias”, sustentou o parlamentar afirmando que “são terras que a gente sabe que eram devolutas da União e hoje apareceu donos que estão desmatando todas as nossas matas”. “E o pior, são áreas de proteção permanente que por Lei não podem ser desmatadas, porque são exatamente que abastecem nossos mananciais e estão sendo devastadas”.

O vereador destacou que o município fica de mãos atadas devido ao fato que as licenças ambientais “vem de cima pra baixo”.

“Eles chegam aqui em Caxias com a licença para desmatar e ninguém aqui [no município] tem como interferir, é uma questão a nível de Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, que delimitam essas áreas a serem desmatadas e trabalhadas pelo agronegócio”, lamentou o edil.

Comentando sobre um vídeo que publicou nas redes sociais mostrando a grave situação que acomete as bacias dos dois principais rios que passam na área de Caxias, o Parnaíba e o Itapecuru, o parlamentar disse que “você se depara com um desmatamento que vai até quase dentro da cidade de Coelho Neto”.

“Aquela estrada é um divisor de águas. Parte das águas que caem naquela região escorrem para a bacia do Parnaíba e parte para a bacia do Itapecuru”. “Os caras chegam com a licença e não tem ninguém para inspecionar se eles vão preservar a área de proteção permanente, que é a água das nascentes dos riachos, o que não está acontecendo”, denunciou o vereador que é um profundo conhecedor de toda a problemática da zona rural do município. “Aqui já existiu o riacho do ouro, que a gente tomava banho, onde a população usava para pescar, para irrigar e eu tenho convicção que a forma como está sendo feito esse desmatamento, em breve nós teremos um deserto”.

Ximenes prevê ainda que esses produtores do agronegócio, após a exploração desordenada das terras do município, “vão deixar as áreas desmatadas, ganhar o dinheiro aqui do nosso município, voltar para onde vieram e nós vamos ficar com o prejuízo da natureza, que vai ficar totalmente degradada”.

Temos que gritar

Conclamando os representantes políticos votados no município, com ênfase para o governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino, Ximenes disse que, junto com os demais colegas, “tem que denunciar, tem que gritar”, pois, segundo ele, “o município é de mãos atadas nesse aspecto ambiental”. “Nós temos a quem recorrer”, continuou. “Se isso foge da nossa competência de legislar, temos que cobrar daqueles que nós elegemos e que tem competência pra isso”.

Confira abaixo um vídeo do vereador denunciando e alertando sobre os riscos que correm as nascentes dos riachos de Caxias.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    E isso aí meu Vereador Ximenes

  1. Anônimo disse...:

    A região vai ficar sem riacho, chuvas que infiltram nos lençóis freáticos irão direto para os riachos levando sedimentos e essa água que alimentava os riachos de modo lento, vai deixar de existir, por outro lado sem matas, altas temperaturas, menor será precipitações de chuvas, futuro um deserto!

  1. Anônimo disse...:

    Vam cabar com riajo de Caxias

Postar um comentário