Vascaíno Ferdinando e flamenguista Wesley vão jogar unidos nas próximas eleições |
Apesar do jeitão meio desengonçado, e da voz idem, o prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho, tem algo em comum com o falecido irmão, Humberto: é pragmático e costuma se guiar pelo bom senso na política.
Mesmo já tendo colecionado alguns dissabores nas suas estratégias eleitorais em Caxias, o prefeito de Matões tem muito a ensinar e a cobrar dos parentes que fazem política na princesa do sertão.
Após a vitória da esposa, Cláudia Coutinho, eleita deputada estadual nas últimas eleições, que inexplicavelmente não recebeu o apoio da totalidade dos familiares de FC em solo caxiense, o prefeito de Matões volta-se para cuidar dos interesses do grupo na terra que lhe deu vários mandatos de vereador e foi sua base política por toda vida.
Aparentemente motivado pela escolha errada do representante na eleição de 2020 na Câmara de Vereadores de Caxias, Ferdinando está disposto a lançar o filho, Wesley, como herdeiro do seu legado no parlamento caxiense. O nome do rapaz, ao lado da deputada Cláudia Coutinho, estava estampado em várias camisetas de blocos no carnaval 2023 no município, numa demonstração que o projeto é pra valer e caminha a todo vapor.
Wesley Coutinho é professor e não tem nada que o desabone na provável empreitada política que o pai estaria preparando.
Na primeira eleição que foi vitorioso em Caxias, para vereador em 1988, Ferdinando teve a companhia do cunhado Berilo e do irmão Humberto Coutinho na Câmara Municipal. Os três trabalhavam coesos e liderados por HC, que ditava as movimentações do grupo na política.
Em todas as eleições que elegeram representantes da família na Câmara, os coutinhos sempre agiram unidos e defenderam os interesses uns dos outros. Se existia diferenças entre eles, a política sempre os unia.
A vitoriosa estratégia adotada pelo saudoso Humberto Coutinho em todas as eleições foi quebrada no último pleito, quando Cláudia Coutinho não recebeu o apoio esperado daquele que ficou com a cadeira da família na Câmara, vindo daí o interesse do prefeito de Matões em assumir o comando do grupo e reparar o erro cometido em 2020.
No segundo mandato de prefeito de Matões, Ferdinando agora está livre do compromisso de ser novamente candidato, o que lhe garante uma folga na agenda para comandar a campanha do filho, que tem potencial para ser um dos mais bem votados para vereador em Caxias.
0 comentários:
Postar um comentário