Minha Figura

(Micareta de aloprados) hipotética candidatura a prefeita de Lycia Waquim nasceu no entorno de Fábio Gentil; prefeito não teria participação na trama

3.2.23

“Minha palavra é garantia, pode confiar”, diz Lycia em seu perfil na
rede social; mais conotação política do que isso é impossível

A classe política de Caxias está em estado de alerta desde quando o nome de Lycia Waquim passou a ser especulado como provável candidata a vereadora nas próximas eleições. Leia-se a classe política como a base governista do prefeito de Caxias na Câmara.

Última palavra no fechamento da folha de pagamento da administração, onde a Chefe de Gabinete recebe do prefeito as demandas (nomes) a serem enviados para o setor financeiro, Lycia tem nas mãos o mais importante e também o tido como mais temido instrumento de ‘convencimento’ da classe política, vindo daí o pavor dos vereadores que desde já a veem como fortíssima concorrente.

Mas o temor vocalizado pelos parlamentares em grupo privado de mensagens é na verdade um tiro no escuro que não irá atingir alvo algum. O movimento da Chefe de Gabinete mira não uma cadeira no parlamento, mas sim a principal cadeira do Executivo. A Prefeitura seria o objetivo.

Mas que ninguém pense que isso (a candidatura a prefeita) teria saído da sua cabeça. Pessoas no entorno de Fábio Gentil, que veem no jovem Gentil Neto alguém difícil de ser tutelado, buscam desde já um nome em que possam apontar diretrizes e com isso colherem dividendos muitas vezes não republicanos.

A história é digna de aloprados, algo muito comum em grupos políticos Brasil afora.

Com um estilo conciliador e sem revanchismos ou retaliações contra aliados, o prefeito Fábio Gentil certamente já sabe quem do seu entorno está envolvido nesse carnaval fora de época que tem provocado rumores e especulações de todos os tipos, mas deixa a turma viajar na maionese e finge nada saber.

Disputando desde o ano passado uma guerra surda com Teódulo Aragão para saber quem seria o indicado para prefeito na próxima eleição municipal, Gentil Neto se viu automaticamente como único nome do grupo dominante na cidade após o falecimento do presidente da Câmara ocorrido em dezembro de 2022.

Habilitado então para ser o único candidato do grupo, Gentil Neto rapidamente assumiu essa tarefa e foi catapultado para a chefia da Secretaria de Infraestrutura, uma pasta com visibilidade e que muito lhe ajuda na missão de se cacifar como nome forte à sucessão do tio.

Mas quando se pensava que tudo estava pacificado e a candidatura de Gentil Neto era prego batido e ponta virada, eis que surge a inesperada movimentação de Waquim.

A nomeação da mãe de Lycia, Luzia Waquim, como secretária de Governo do Maranhão, ocorrida em dezembro de 2022, talvez tenha acendido uma luz de esperança nos afobados de Caxias, que viram na proximidade com o governador Carlos Brandão uma espécie de aval para a aventura em solo caxiense.

Apesar dessa micareta dos aloprados não ter muito nexo, o certo é que Lycia parece que embarcou na onda, pois intensificou suas atividades fora do prédio da Prefeitura e já age como candidata, onde música e banners de divulgação do seu nome, com o sugestivo slogan “AGORA É ELLA”, estampam as publicações nas suas redes sociais.

Sem nenhuma participação na difícil campanha que culminou com a eleição de Fábio Gentil em 2016, Lycia Waquim se tornou a mais bem sucedida integrante do alto escalão da atual administração.

Antes uma simples servidora do poder judiciário no fórum de Caxias, a jovem Lycia alcançou rapidamente o mais alto degrau na administração Gentil, onde é vista pelos vereadores com detentora de poderes quase ilimitados, o que pode ter empolgado os aloprados a viajarem nessa trajetória meteórica.

Fábio Gentil não é criança e nem é chegado a retaliações, mas é bom dar um basta nessa aventura gestada no seu entorno e colocar um ponto final nessa “história da carochinha”.

E é bom que faça isso logo, pois a subordinada já está lhe representando em eventos e isso tem um peso enorme quando é divulgado nas redes sociais, onde os internautas logo ligam a sua imagem a gestão municipal.

Deixar de seguir o plano original para se jogar numa aventura de aloprados é como andar numa corda bamba sem uma rede para amparar a queda.

E pegar uma queda depois de tantas conquistas é coisa para amador.

Ainda bem que do chão não passa...

0 comentários:

Postar um comentário