Caso de propaganda enganosa envolve suposta
investidora bem sucedida
No vídeo Bettina Rudolph diz ter acumulado mais de R$ 1 milhão, em três anos |
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor
em São Paulo (Procon-SP) enviou nesta segunda (25), para a Polícia Civil de São
Paulo, uma representação criminal contra a empresa Empiricus Research
Publicações, pedindo que seja instaurado um inquérito para investigar a
empresa no que diz respeito a publicidade enganosa e propaganda abusiva com a
veiculação do vídeo em que Bettina Rudolph diz ter acumulado mais de R$1
milhão, em três anos, com um investimento inicial de R$1.500.
Para o Procon-SP, a empresa incorreu em
infração penal contra as relações de consumo e violou o artigo 36 do Código de
Defesa do Consumidor. “A publicidade feita é enganosa, pois não
mostra como efetivamente foi feito para evoluir no valor em questão e ainda
sugere que foi por meio de aplicações financeiras, o que não é verdade, pois
ali tem salários, bônus, doações familiares, ou seja, uma série de entradas que
não constam na publicidade. A propagada cria uma ilusão mediante uma
dissimulação de que o que aconteceu na verdade seria milagre financeiro e quem
for aplicar na empresa Empiricus poderia receber os mesmos lucros”,
comenta o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
O economista e sócio da empresa G2W
Investimentos Mauro Chuairi, alerta que é importante ficar atento à esse tipo
de publicidade. “Para os 1.500 virarem R$1.000.000,0, em três anos, isso teria que
render 66.000%. É totalmente inimaginável, porque com esse valor, se ela
conseguisse manter essa estratégia daqui há mais três anos ela teria 700
milhões de reais. O que revela que isso não existe financeiramente”,
afirma.
O economista explica ainda que mesmo
acertando todas as operações que dão entre 50% e 100% e tendo acesso à
informações privilegiadas, “dificilmente ela conseguiria essa
rentabilidade, inclusive seria crime se ela tivesse acesso à isso”,
ressalta Mauro Chuairi. (Diário do Poder)
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