Minha Figura

Governo do Estado inaugura obras, levas ações e anuncia investimentos no Leste Maranhense

16.3.17
Inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira (15), o Colégio Militar Tiradentes em Caxias. A solenidade contou com a presença dos Secretários de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, da Educação Felipe Camarão, adjunto da Secretaria de Infraestrutura, João José e representantes da SEDHIPOP – Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular. O ato inaugural foi prestigiado por alunos e familiares, corpo docente e convidados.

“Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Comando da Polícia Militar, o Colégio Tiradentes vem oportunizar um novo modelo educacional focado principalmente na disciplina e gestão de valores humanos”, frisou o Tenente-Coronel Ruy Fernandes, Comandante do 2º BPM.

O Colégio Militar em Caxias dispõe de modernas instalações, com capacidade para atender 900 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médico, dos quais 880 alunos estão cursando o ano letivo. O CMT conta ainda com auditório e sistema interno de vídeo-monitoramento.

“Sempre tive o sonho de seguir a carreira militar e logo que surgiu o Colégio Militar, encontrei incentivo em minha família para ingressar aqui, e por isso, me sinto honrada em fazer parte desta família”, disse a aluna Ana Maria.

“Nossa intenção nunca foi militarizar a educação, pelo contrário, os colégios militares surgiram à décadas e nosso objetivo é garantir uma educação de alto nível aos dependentes de nossa corporação, assemelhados e comunidade em geral”, frisou o Tenente-Coronel Sipaúba, diretor do CMT.

Com investimentos de R$ 2.700,000 (Dois Milhões e setecentos mil), a obra incluiu reforma e ampliação. O Colégio Militar em Caxias é o quinto do Maranhão, que também conta com unidades em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Timon.

“Essa é apenas uma de várias ações do Governo do Estado no setor educacional. Por exemplo, aqui em Caxias, são 29 escolas estaduais, das quais 14 já passaram por intervenções e o trabalho deve continuar nas demais. Sem esquecer que o Governador Flávio Dino tem investido na qualificação dos professores dando um percentual de reajuste acima da média nacional e numa ação de ineditismo, agora todos os estudantes da rede estadual de ensino terão fardamento gratuito, movimentando não apenas o setor têxtil com as mais de 600 malharias e lojas de departamentos envolvidas nesse programa, mas, vai garantir um gasto a menos para os pais desses alunos”, ressaltou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Não podemos esquecer que o sonho hoje concretizado da escola Militar em Caxias teve início com a ex-deputada Cleide Coutinho que levantou a bandeira de lutar para que isso se tornasse realidade. O empenho também do presidente da Assembléia, deputado Humberto Coutinho foi importante. Hoje temos uma escola nos melhores padrões e que refletirá na qualidade de ensino para esses alunos”, disse a Gestora Regional de Educação Lacy Assunção.

O Secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que na oportunidade esteve representando o Governador Flávio Dino, destacou a importância da obra e demais ações nos setores de educação e produção.

“O governador Flávio Dino definiu dois eixos de atuação para melhorar os índices de desenvolvimento humano em nosso Estado, sendo a educação e a produção. Aqui no setor educacional, Caxias ganha um Colégio Militar dotado de todas as condições de um ensino de qualidade, e aqui faço referência ao casal Dr. Humberto, hoje presidente da Assembléia e a ex-deputada Cleide Coutinho, que foram os defensores dessa unidade educacional. Já no setor de produção, quis o governador escolher um filho de Caxias, e eu, com toda a equipa da SAF estamos rodando o Estado com diversas ações, incluídas algumas no Plano Mais IDH, para fomentar a agricultura familiar e fazer do Maranhão um estado de oportunidades geração de renda para o homem do campo e da cidade”, destacou o Secretário Adelmo Soares.

Ainda em Caxias, os secretários visitaram o Centro de Ensino Médio Cônego Aderson que também recebe investimentos do Estado e passa por reforma para ser entregue à comunidade estudantil. Em seguida a comitiva, incluindo o prefeito de Aldeias Altas, Zé Reis e assessores, se deslocou até o município de São João do Sóter, distante 55km para uma série de compromissos. O primeiro deles foi no Povoado Alto das Casinhas, beneficiado com um poço artesiano por meio do Programa Água Para Todos. As máquinas para iniciar a perfuração da cisterna já estão na comunidade

“O Governador queria está aqui dando está notícia para vocês, mas, os compromisso na Capital não permitiram. Tenham a certeza que ele está bem representado por mim e pelo secretário Camarão. E, cumprindo mais uma de suas ações, venho anunciar a conquista deste poço artesiano”, enalteceu o Secretario Adelmo Soares.

“Essa comunidade sempre sofreu com os problemas de abastecimento de água. Eu mesma disse que só retornaria aqui com uma solução, e hoje graças à parceria com o Estado, agradecendo também aos dois secretários que aqui representam o governador Flávio Dino, estou anunciando oficialmente o início das obras de perfuração do poço e consequentemente a instalação do sistema simplificado de água”, enfatizou a prefeita Josa Silva.

Saindo da localidade Alto das Casinhas, a comitiva se deslocou até a sede do município, onde foi recepcionada na residência da prefeita Josa Silva para um almoço. Em seguida, ocorreu uma reunião institucional, com a presença também da vice-prefeita Maria do Carmo Lacerda, vereadores e secretários sotenses. Na oportunidade, Adelmo Soares anunciou investimentos na ordem de R$ 100 mil reais para uma agroindústria de beneficiamento de poupas de frutas. 

Ainda na sede, a comitiva visitou o colégio municipal Roseana Sarney que será transformado em escola de tempo integral e teve garantida a reforma do ginásio de esportes. A convite do Presidente da Câmara, vereador Raimundo José, as autoridades conheceram as instalações do Parlamento Sotense e em seguida e vistoriaram o Cento de Ensino Inácio Rocha que passará por reforma e ampliação. 

Depois de uma rápida visita ao ponto turístico-religioso do Alto São Francisco a comitiva seguiu para o povoado Pedras, para conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela Casa Familiar Rural. Na oportunidade foram anunciadas ações conjuntas para melhorias das instalações e fomento do setor produtivo, bem como a perfuração de um poço artesiano para melhorar o desempenho das atividades agro-educacionais da comunidade.

“Uma das nossas bandeiras de atuação é a agricultura familiar e acreditamos no potencial sotense de produção. Por isso estamos buscando fortalecer essa relação institucional com o estado por meio de convênios. Aqui na Casa Familiar Rural, requeremos as melhorias na estrutura física e garantir que os projetos de plantio e cultivo possam beneficiar toda a comunidade e claro, aliada ao ensino que possa possibilitar ganhos para nosso IDEB”, ressaltou Carlão Soares, vereador do PCdoB e Coordenador do Gestor sotense do Mais IDH.

Finalizando a agenda em São João do Sóter, a comitiva esteve no Povoado Jenipapeiro, comunidade beneficiada com duas ações imediatas do Governo do Estado. O moradores ganharam além de um poço artesiano, uma moderna unidade educacional do Programa Escola Digna, que tem como objetivo substituir os colégios de taipa por novas instalações de alvenaria. O terreno doado pela dona Bertolínia Alves, deu lugar a escola São João Batista, que vai ofertar ensino infantil, fundamental menor e EJA.

“Essa é a primeira Escola Digna entregue dentro do Plano de Ações Mais IDH. O Governador Flávio Dino já autorizou outras duas unidades desse modelo aqui para São João do Sóter e mais, vamos pôr em prática o Programa Avança, que vai garantir melhoria no fluxo idade-série, onde aquelas pessoas que estão com idade defasada poderão em quatro meses avançar o ano letivo e concluir rapidamente o ensino fundamental”, disse o Secretário Felipe camarão.

“Um dia de muita alegria para todos nós. Receber os secretários de Estado Adelmo Soares e Felipe Camarão, aqui representeando o Governador Flavio Dino e mais do que isso, inaugurando obras e anunciando investimentos. Isso mostra que estamos no caminho certo e que essa parceria ainda vai render muitos benefícios para os sotenses”, frisou a prefeita Josa Silva

O Secretário Adelmo Soares destacou um dia produtivo de ações governamentais no Leste.

“O governador Flávio Dino nos autorizou a anunciar para São João do Sóter outras ações como a recuperação das vicinais e a aquisição de uma patrulha mecanizada que vai auxiliar na agricultura familiar. Também daremos continuidade ao Programa Mais Sementes que já distribui grãos de milho e arroz e o próximo será feijão, e temos ainda o programa Água Para Todos, Força Estadual de Saúde, equipes do Mais IDH e da SAF que estarão atuando para que o município avance em todos os setores”, finalizou o Secretário Adelmo Soares.

0 comentários:

Postar um comentário