Minha Figura

Lockdown

2.7.20

Da coluna do Mário Assunção, Portal Noca

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.

No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes, e os casos aumentam diariamente.

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir a farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher.

Com o agravamento do número de casos em Caxias e o aumento da pressão sobre as estruturas de saúde, o lockdown parece ser a única medida cabível para a redução do número de casos na região.

O Leste Maranhense hoje é o epicentro da pandemia no Maranhão. O Hospital Macroregional já está ampliando os leitos de UTI e sua lotação hoje é de 100%. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) também está com sua lotação completa. O hospital de campanha está como mais de 50% dos leitos ocupados.

Então, estamos chegando no número crítico de 80% da taxa de lotação, que determina medidas mais drásticas como o lockdown. Epidemiologistas apontam que essa semana e a próxima serão críticas na nossa região.

Então, infelizmente, caminhamos para o lockdown.

Que Deus nos proteja!

0 comentários:

Postar um comentário