Da Coluna do Mário
Assunção (Portal Noca)
Com
a redução da curva de mortes e o contágio da pandemia do coronavírus, começa-se
a perceber os problemas deixados, que necessitam urgente de soluções. Um grande
desafio é a educação em tempos de pandemia.
Foram
criadas ferramentas que ajudam bastante a superar o obstáculo da presença do
estudante no colégio. As aulas remotas, ou mediadas por tecnologia, vieram para
ajudar o estudante a continuar os estudos à distância, mas com acompanhamento
dos professores e respeitando uma pedagogia própria.
Os
estudantes dos ensinos Superior, Médio e Fundamental do 5º ao 9º ano, tiveram
seus prejuízos minimizados. O que preocupa bastante são os ensinos Infantil,
Fundamental e o do campo. As crianças não possuem capacidade e disciplina de
acompanhar o ensino remoto e precisam de um acompanhamento muito próximo, com
pedagogia própria dos seus professores. A mesma coisa se observa no Ensino
Fundamental, onde o acompanhamento deve ser feito pelos pais ou responsáveis,
que muitas vezes não possuem capacidade pedagógica para fazê-lo.
Mas,
o mais preocupante é o ensino da zona rural. A grande maioria dos estudantes da
zona rural não possui acesso à tecnologia para poder acompanhar as aulas, tão
pouco possui internet ou sinal de celular para tal finalidade.
Outro
fato importante é a escolaridade dos pais ou responsáveis, que não possuem
muitas vezes a formação básica para poder acompanhar os seus filhos. Muitas
vezes os pais não têm condições nem de ir à escola buscar as atividades dos
seus filhos. Assim, faz-se necessária uma ação energética do Poder Público da
seguinte forma:
1
- Imprimir as atividades para os alunos poderem ter acesso;
2-
Colocar plantões com os professores na escola para tirar dúvidas dos pais e
alunos;
3-Colocar
os professores para explicarem o desenvolvimento da atividade de forma
presencial na escola para os pais ou responsáveis;
4-Colocar
os transportes escolares para levarem os pais dos alunos para a escola para
recolherem as atividades, tirarem dúvidas e receberem orientação pedagógica dos
professores e da coordenação pedagógica do desenvolvimento das tarefas.
Dessa
forma, a prefeitura irá diminuir o impacto negativo da falta de aulas
presenciais nas escolas de nível Infantil e Fundamental e estará salvando a
educação de uma geração inteira de caxienses.
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