Minha Figura

IHGC comemora 16º aniversário de fundação com programação especial

11.12.19

Programação será realizada nesta quinta-feira (12).

Amanhã (12), o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) completa 16 anos de fundação. A data será comemorada com uma vasta programação, na sede da instituição, localizada no prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luís - Teresina (RFFSA), na Avenida Getúlio Vargas, 951, Centro.

À noite o IHGC promoverá uma sessão solene, ocasião em que tomam posse novos Sócios Efetivos, além da entrega de Diploma e Medalhas de Honra ao Mérito às pessoas que prestaram relevantes serviços a Caxias e ao Instituto, dentre outras atividades. Cuja solenidade vai acontecer sob a condução do presidente da Casa, Arthur Almada Lima Filho.

Nesta ocasião, também faz-se alusão às comemorações dos 193 anos do nascimento do historiador César Augusto Marques, Patrono do IHGC.

Durante a solenidade haverá a posse dos novos Sócios Efetivos, Raimundo Nonato Borges, que ocupará a cadeira nº 11, patroneada por Dom Luiz Gonzaga da Cunha Marelim, e Conceição de Maria Assunção Araújo, que ocupará a cadeira nº 38, patroneada por Silvandira Kós Guimarães.

Na mesma ocasião, ocorrerá a entrega de Diplomas e Medalhas de Sócios Beneméritos, Mantenedores, Correspondentes, Honoríficos e Honra ao Mérito. Haverá também o lançamento da nova edição do jornal Folha do IHGC e do livro “NATUREZA ORDINÁRIA: o dever de garantir nível elevado de proteção ecológica”, do autor Evannildo de Lima Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Hasteamento das bandeiras;
19h - Solenidade de posse dos novos sócios;
21h - Lançamentos do jornal e do livro;
21h30 - Coquetel.

HISTÓRICO DO IHGC

Criado em 12 de dezembro de 2003, o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias-IHGC adota a denominação de "Casa de César Marques", em homenagem ao ilustre médico e historiador caxiense. É uma pessoa jurídica de direito privado, regulado pela legislação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, formada por um número limitado de sócios efetivos e ilimitados sócios mantenedores (além de outras categorias). O IHGC zela pelo patrimônio histórico e geográfico de Caxias, portanto, é reconhecido de utilidade pública por lei municipal e estadual, e, atualmente, situa-se em um prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luís - Teresina (RFFSA), localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 951, Centro. (Portal Noca)

0 comentários:

Postar um comentário