Minha Figura

Prefeito Fábio Gentil dialoga com SINTRAP demandas da categoria

29.1.19

A reunião ocorreu no gabinete da Prefeitura de Caxias, na tarde dessa segunda-feira (28). O prefeito de Caxias recebeu cinco representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias (SINTRAP), onde abriu o diálogo para acolher as demandas da categoria que representa uma parte dos servidores.

O encontro também contou com a participação do procurador do Município, Adenilson Dias; do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino; sargento Moisés, vereador; o assessor de Comunicação da Prefeitura de Caxias, Augusto Neto; a chefe de gabinete Lícia Waquim e o advogado da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Jamerson Levi Barros.

“Entendemos que todas as vezes que o prefeito senta com as categorias é para resolver as questões e que é de interesse do governo e de interesse da comunidade caxiense”, destacou o sargento Moisés, vereador.

A reunião durou mais de 2 horas, onde foram debatidos a ampliação da 2ª jornada de trabalho, o abono salarial e o reajuste salarial.  Esta foi a 6ª vez que o prefeito Fábio Gentil recebeu os representantes do SINTRAP para conversar sobre os interesses dos professores da Rede Municipal de Educação.

O prefeito destacou que, em sua gestão, sempre tem valorizado os profissionais da educação do Município, tanto com o pagamento antecipado, ainda no mês em curso, como também no pagamento do 13º, abono salarial, além dos reajustes acima do concedido pelo Governo Federal. Ressaltou que a Prefeitura tem destinado mais de 80% dos recursos do FUNDEB à remuneração dos profissionais da educação básica, categoria que engloba os docentes e especialistas, acima do mínimo previsto em lei, que é de 60%.

Sobre o abono salarial, o prefeito explicou aos profissionais que está analisando as contas públicas e que só pode anunciar algum abono quando houver alguma complementação do FUNDEB, o que possibilitará ao Município agraciar os educadores com o benefício. Por fim, o prefeito anunciou que já enviou uma mensagem à Câmara Municipal com o Projeto de Lei nº 003/2019, que dispõe sobre a concessão de reajuste do piso salarial do magistério público municipal da educação básica para o ano de 2019. Este projeto deve ser apreciado e votado pela Câmara Municipal de Caxias na próxima quarta-feira (30), em Sessão Extraordinária, a partir das 17h.

“Ouvi-los é importante para encontrar as possíveis soluções. O Município faz sua parte, o nosso respeito e valorização sempre vão existir! Nos colocamos sempre à disposição e tudo que pudermos fazer para valorização dos funcionários, a gente vai fazer. Fizemos assim com os guardas municipais, vamos fazer com os agentes de trânsito, com os motoristas. Encaminhamos à Câmara Municipal o aumento para os professores. Estamos com os salários em dia, pagamos o décimo terceiro, pagamos janeiro e isso comprova o nosso compromisso com o funcionário público. Assim a gente pode governar, com um governo participativo, com o entendimento da necessidade dessa conversa”, lembrou Fábio Gentil, prefeito de Caxias. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário