Minha Figura

Senado: Em evento apoteótico em Caxias, Zé Reinaldo oficializa convite a Catulé Jr. como primeiro suplente; lideranças regionais declaram apoio

6.6.18

Caxias viveu uma noite memorável nesta terça-feira, 05, onde novamente um filho da terra foi protagonista de um grande acontecimento político. O jovem advogado Catulé Jr. foi oficialmente apresentado como primeiro suplente de senador da pré-candidatura de Zé Reinaldo.

Estiveram presentes o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), o ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho, no ato representando o pré-candidato a deputado federal Paulo Marinho Júnior (PP), o pré-candidato a deputado estadual Zé Gentil (PRB), o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando (PSDB), o ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa, o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Catulé (PRB), o presidente da Câmara de São José de Ribamar, Beto das Vilas (PV), o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Marinho do Paço (Pros), o presidente da Câmara de Codó, Expedito Carneiro (PSDC) dentre outras autoridades políticas.

Visivelmente emocionado com o histórico momento político, e por ver seu filho sendo escolhido para formar uma chapa de senador, Catulé lembrou o passado político do município e destacou as qualidades de Zé Reinaldo como homem público. “É uma grande noite, onde Caxias tenta novamente se reencontrar com sua história política e, sobretudo, com a vontade brava desse povo que sempre soube decidir nas horas precisas”, iniciou o vereador enfatizando que o povo caxiense saberá retribuir com Zé Reinaldo por tudo que ele fez pelo município. “Essa cidade sabe o momento certo de escolher. Sabe o momento certo de dizer sim para quem merece e hoje chega a nossa cidade um homem que a sua história se confunde com a história do nosso povo e da nossa cidade”, disse ele resgatando a trajetória de vida de Zé Reinaldo e a sua ligação com a cidade, que vem desde a sua juventude quando, como engenheiro do DER, participou dos trabalhos de pavimentação asfáltica da BR-316 no trecho São Luís/Teresina. “Ao chegar no governo do Estado, foi o governador que mais obras construiu e trouxe para nossa cidade”, lembrou Catulé citando o Mercado Central, totalmente reformado devido a um convênio com a Prefeitura de Caxias, e a Maternidade Carmosina Coutinho (iniciada na gestão Zé Reinaldo, mas inaugurada por Jackson Lago).

O ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa, que é um dos grandes apoiadores da candidatura de Zé Reinaldo ao senado, também ressaltou suas qualidades políticas e que estava ali num gesto de gratidão. “Vim para prestar uma justa homenagem ao Zé Reinaldo. Eu vim aqui, Zé Reinaldo, para praticar algo que é da nossa índole, que é a gratidão”, disse Chico Leitoa citando o apoio dado a Zé Reinaldo para deputado federal e que o mesmo “fez jus aos votos que a cidade lhe deu”.

O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, que veio trazendo toda sua base de apoio na Câmara Municipal, iniciou seu discurso exaltando a escolha de Zé Reinaldo para sua primeira suplência e lembrou que foi ao seu lado, quando tinha apenas 18 anos de idade, que Catulé Júnior teve sua primeira experiência no serviço público, quando lhe auxiliou na Secretaria de Desenvolvimento do MA. Luís Fernando também falou de sua ligação com Caxias e que o sangue caxiense corre em suas veias, pois sua mãe nasceu na princesa do sertão. “E esse sangue caxiense que corre nas minhas veias exige responsabilidade. Eu jamais estaria aqui se não fosse para pedir, à cidade de Caxias, em nome dos meus compromissos familiares, em nome do trabalho ao longo da minha vida (citou várias intervenções suas por Caxias, inclusive o colégio Cônego Aderson Guimarães)”, lembrou enumerando as qualidades de Zé Reinaldo e a oportunidades que teve quando foi secretário de Educação do MA. “Quando fui secretário de Educação do Zé Reinaldo, ele me deu um desafio: o Maranhão só tinha ensino médio em 85 cidades e ele me disse: “vamos colocar ensino médio em todas as cidades do Maranhão e o governo Zé Reinaldo fez isso”.

O ex-prefeito Paulo Marinho destacou a implantação da faculdade de medicina e enfermagem em Caxias quando Zé Reinaldo era governador, e que possibilitou a transformação do município em polo educacional com a chegada de outros centros de ensino de nível superior. “Zé Reinaldo, Caxias hoje tem milhares de universitários”, afirmou o ex-prefeito acrescentando que os caxienses das gerações atuais não precisam mais se deslocar para outras cidades, assim como fez ele, Catulé e o próprio prefeito Fábio Gentil, que tiveram de deixar Caxias para conseguirem uma formação superior. “São jovens que já estão no mercado de trabalho mudando a sua vida. Então, Zé Reinaldo, nós devemos a você essa mudança que ocorreu em Caxias (...) Caxias merece agora mudar o seu rumo”, continuou Paulo Marinho referindo-se ao convite feito a Catulé Jr. como primeiro suplente. “Agora, Caxias vai ter uma nova oportunidade. (...) Nós vamos eleger o nosso deputado estadual (...) vamos eleger o nosso deputado federal (...) vamos eleger o nosso senador, o nosso suplente, vamos à vitória”, finalizou o ex-prefeito.

O pré-candidato a deputado Zé Gentil, disse que todos os oradores que lhe antecederam falaram a verdade quando exaltaram as qualidades políticas de Zé Reinaldo, e lembrou que, assim como ele é conhecido como “Zé das mães” em Caxias, o ex-governador é tido como o “pai dos prefeitos do MA”, devido as parcerias que fez com os municípios quando foi chefe do Executivo estadual. “É conhecido como pai dos prefeitos, pois nenhum prefeito do nosso estado recebeu tanto dinheiro como na sua gestão”, reconheceu o ex-deputado. “Nós acertamos ao escolher o Zé Reinaldo para substituir o Alexandre Costa. Eu acho que o Catulé Jr. trará muitas coisas para Caxias, porque sabe o que Caxias merece, sabe o que Caxias precisa e ao lado do Zé Reinaldo é muito fácil trabalhar”.

O prefeito Fábio Gentil era outro que não escondia a emoção diante da empolgação da multidão presente no evento. “O que importa pra mim não é a quantidade de pessoas, mas sim a emoção que elas passam”, iniciou Fábio referindo-se a grande público presente no evento. “Essa quantidade de pessoas externam a credibilidade, a confiança de um grupo que está fazendo a verdadeira mudança de uma cidade”. “Ao apresentar os nossos pré-candidatos, é uma obrigação de escolher os melhores que poderão nos representar (...) representar uma cidade que estava apagada e que hoje volta ao cenário político do Estado e do Brasil (...) pois eu tenho certeza absoluta, com a mesma certeza Zé Reinaldo, que quando me lancei candidato a prefeito de Caxias com um grupo que eles diziam que não cabia em um fusca, hoje a demonstração é que esse fusca cresceu e que centenas de ônibus não levam esse grupo”, afirmou Fábio lembrando ainda do episódio que manchou a imagem do Brasil nacionalmente na gestão anterior, quando centenas de bebês morreram naquela que ficou conhecida na época como “maternidade da morte”, mas, de acordo com o prefeito, “agora é a maternidade da vida”. O prefeito também não poupou elogios ao deputado federal e pré-candidato a senador, Zé Reinaldo, “que muito tem ajudado Caxias”.

Ze Reinaldo se surpreendeu com a grande quantidade de pessoas presentes ao encontro. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a receptividade de Caxias e demais lideranças políticas do estado. "Eu não vim aqui buscar um suplente, vim buscar um senador para trabalhar junto comigo. Meu companheiro Catulé Júnior vai assumir o Senado todos os 8 anos. Caxias terá dois senadores em um só", afirmou o pré-candidato ao Senado.

"Agradeço por ter meu nome indicado como 1º suplente do pré-candidato a senador Zé Reinaldo. Deixo claro que quem vai à suplência não é Catulé Júnior, é a cidade de Caxias, é o Leste do Maranhão. Reitero o agradecimento pela indicação do nosso líder político Fábio Gentil e a todos que estão irmanados comigo neste novo desafio", declarou Catulé Júnior.

0 comentários:

Postar um comentário