Pacientes convivem com baratas nas enfermarias de hospital em Caxias

19.2.16
Situação está sendo vivenciada no Hospital Municipal do município. Direção do hospital diz que já está providenciando o serviço de dedetização.
Baratas no HGM de Caxias é mais uma demonstração de descaso
com a saúde pública do município

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Os pacientes que são tratados no Hospital Municipal do município de Caxias, a 360 km de São Luís, estão sendo obrigados a conviver com a presença de baratas nas dependências do local. Transmissoras de doenças como hepatite A e até febre tifoide, as baratas transitam livremente pelas paredes, pelo o chão e até entre os leitos ocupados pelos pacientes.

Segundo a parenta de um paciente que está internado no hospital e que prefere não se identificar, os funcionários que trabalham no hospital afirmaram que estão cientes do problema, mas que não podem fazer nada, pois no local não existe nenhum veneno que mate as baratas.

Ele começou a ver algumas baratas e ele tentava afastar as baratas. Só que ele tá com um problema mental e ele tenta segurar e não consegue muito, e eu fui fazer o que tava fazendo. Quando eu virei tinha um bloquinho, um pedacinho da cama. De proteção da cama que estava fora e eu chutei, e quando eu chutei saiu pra mais de 50 baratas grandes, pequenas, médias. Então, a gente afastou logo porque a cama dele tava junto à parede e a menina também foram avisar lá na enfermaria, e aí a moça veio da enfermaria. A moça mostrou pra ela que estavam lá as baratas e ela falou que não podia fazer nada, que não tinha nada pra matar as baratas e que se ela fosse matar tudo que é barata que tinha no hospital ela não ia mais trabalhar. Ia só viver matando barata”, relata.

Outros acompanhantes de pacientes garantem que não são apenas as baratas que são vistas nas enfermarias do Hospital Municipal de Caxias. O pedreiro Antônio Almeida ressalta que existe também a presença de moscas. “Muita mosca. Tem muita mosca mesmo. Tou lá dentro quando eu saio é a mulher que fica tirando a mosca de cima dele porque se não até come vivo”, desabafa.

Sobre a presença das baratas e moscas no Hospital Municipal de Caxias, a direção afirmou que essa situação é comum nesta época do ano em casas e hospitais, mas assegurou que já está providenciando o serviço de dedetização para eliminar os insetos.

Fonte: G1 MA

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Baratas é tipico de lugares sujos imundos e em qualquer época do ano vai no lixão e abre uma tampa de esgotos de janeiro a dezembro ver como estão cheios de baratas. Agora Vai na Casa de Saúde, na Facema no Cefa na casa do HC LC ver se lá tem baratas. Isso é pura incompetência administrativa só isso! Já é comprovado por pesquisas pode ir na UEMA na biblioteca que vcs vão encontrar pesquisas com altos índices de infeções no HGM de caxias, seja infecções cirúrgicas ou não. É hora de mudança nessa administração de caxias! Xôléo!!Xôcoutinhos!!!

  1. Anônimo disse...:

    Sabá depois da reportagem de hj na globo está acontecendo agora 19:03 uma procissão de ambulância chegando e saindo acho q estão deslocando os pacientes do Hospital Geral...aceleram as transferências...

  1. Anônimo disse...:

    ...PARA O HOSPITAL MACROREGIONAL....

Postar um comentário