O ano de 2020 contará com nove feriados
nacionais, além de feriados municipais, estaduais e datas que são consideradas
pontos facultativos no serviço público e que são feriados em diversos locais,
como Carnaval e Corpus Christi.
Dos nove feriados nacionais, seis cairão em
sextas ou segundas-feiras e, portanto, deverão ser emendados com os finais de
semana, resultando nos chamados feriados prolongados.
Os feriados nacionais são:
– 1º
de janeiro: Ano-Novo (quarta-feira)
– 10
de abril: Paixão de Cristo (sexta)
– 21
de abril: Tiradentes (terça)
– 1º
de maio: Dia do Trabalho (sexta)
– 7
de setembro: Independência do Brasil (segunda)
– 12
de outubro: Nossa Senhora Aparecida (segunda)
– 2
de novembro: Finados (segunda)
– 15 de
novembro: Proclamação da República (domingo)
– 25
de dezembro: Natal (sexta)
O Carnaval (25 de fevereiro) e o Corpus
Christi (11 de junho) são datas tidas como pontos facultativos para o
funcionalismo. No entanto, seus dias são feriados municipais e estaduais
em diversos locais do Brasil, nos quais os trabalhadores terão, portanto,
mais alguns dias de descanso para além dos feriados nacionais.
Em nota, a FecomercioSP (federação do
comércio) estima que o varejo nacional deve deixar de faturar R$ 11,8
bilhões em 2020 por causa de feriados.
Segundo a entidade, trata-se de uma perda 53%
maior do que os R$ 7,6 bilhões estimados em 2019. A redução será maior devido
aos feriados em dias de semana e às emendas de feriado. Em 2019, segundo
conta da FecomercioSP, que incluiu Carnaval e Corpus Christi, houve sete
dias de feriados nacionais; em 2020, serão 11 em dias de semana.
O setor classificado no estudo da
FecomercioSP como “outras atividades” —no qual predomina o comércio de
combustíveis, joias, relógios e artigos de papelaria— é o que deve
contabilizar a maior perda, em torno de R$ 4,48 bilhões, alta de 47% em relação
a 2019.
Já as atividades de supermercados e farmácias
devem perder R$ 3,2 bilhões e R$ 1,87 bilhão, respectivamente, aumentos de 58%
e 59% na comparação ao ano passado.
Em contrapartida, representantes das empresas
ligadas ao setor turístico comemoram a configuração do calendário de 2020.
“Ao longo deste ano [2019], tivemos uma
diminuição desses feriados, o que impactou o percentual de viagens realizadas
no país, visto que não houve a possibilidade de aproveitamento das datas
prolongadas. Agora, estamos entrando em 2020 com a possibilidade de
crescimento voltado ao setor”, escreve Alexandre Sampaio, presidente da
Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
“Além dos períodos tradicionais de alta
temporada, os feriados exercem um grande impacto para o mercado de turismo por
injetar dinheiro na economia brasileira, além de contribuir para a geração de
empregos”, completa. (Folha de SP)
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