Minha Figura

O que foi 2015 para os brasileiros segundo as pesquisas no Google

28.12.15
O buscador divulgou sua lista anual dos assuntos mais pesquisados pelos usuários
Assim foi como o EL PAÍS te contou cada um deles

Acaba, 2015! Este tem sido um dos bordões das redes sociais nas últimas semanas. A exaustão dos usuários de internet é um reflexo de 12 meses intensos, de muitas notícias, informações e também tragédias humanitárias e ambientais que marcaram o ano.

Há poucos dias o Google liberou sua lista anual com as principais buscas realizadas pelos brasileiros na internet. O relatório serve como retrospectiva para os principais acontecimentos do ano e mostram o alinhamento entre o interesse dos leitores e a cobertura que o EL PAÍS Brasil deu a cada um desses temas.

Pelas informações reveladas pelo buscador a sensação de exaustão dos usuários de internet no final deste ano encontra justificativa. O desastre em Mariana e os atentados em Paris foram campeões de audiência e também destaques entre as buscas do Google. Não houve trégua, a intensidade informativa e noticiosa se acentuou somando relevantes acontecimentos internacionais como o terrorismo do Estado Islâmico e a guerra na Síria, à crise política e econômica brasileira, manifestações de rua e o processo de impeachment, que juntos, deram ao final de 2015 a sensação de ser interminável. Mas não foi só isso que povoou o mundo informativo neste ano. Virais, cinema, ativismo e formas de ajudar outras pessoas também tiveram destaque.

Segundo os dados liberados pelo Google, as principais Pesquisas de 2015 no Brasil foram:

Caso de corrupção na Petrobras

Corrupção na Petrobras foi o tema mais buscado pelos brasileiros em 2015, acumulando mais de 52 milhões de pesquisas durante o ano, com um pico no mês de janeiro. O assunto não é precisamente recente e vem sendo tratado pelos veículos de comunicação de forma constante, mas foi em junho que o Google o destacou como tema mais buscado no mês, época em que a figura do juiz Sergio Moro ganhou mais destaque e a crise política começou a tomar corpo no país.

"Qual foi o escândalo de corrupção na Petrobras?", "Onde comprar ações da Petrobras?", "O que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) diz sobre a Petrobras?" e  "O que é a Operação Lava Jato?" foram as principais perguntas dos usuários brasileiros sobre o assunto.

Adversidades Econômicas

Os problemas da economia brasileira foram buscados mais de 18 milhões de vezes, e foi o principal assunto durante o mês de setembro. Os brasileiros querem saber sobre inflação, desemprego, PIB e economia, nesta ordem. "O quê é inflação?", "qual é a taxa de desemprego?" e "o que é desemprego estrutural?" foram as principais perguntas feitas no Google. Na cobertura do EL PAÍS, a reportagem 'Maneiras de ganhar a vida no Brasil que diz adeus ao pleno emprego' foi uma das mais lidas sobre o assunto.

Mas aconteceram mais coisas: o ajuste fiscal de Levy, a troca do ministro de economia por Nelson Barbosa, subida do dólar e a retirada do grau de investimento do país pelas agências Standard&Poor´s e recentemente pela Fitchtambém foram tratados na cobertura econômica deste ano.

Desastre em Mariana

O terceiro assunto mais procurado pelos brasileiros em 2015 foi o Desastre em Mariana, amplamente noticiado pelo EL PAÍS Brasil desde o momento do rompimento da barragem de Bento Rodrigues, no dia 5 de novembro. Forammais de 14 milhões de buscas por notícias sobre a tragédia ambiental, um dos assuntos mais lidos no EL PAÍS durante o ano.

No mesmo dia da catástrofe a jornalista Heloísa Mendonça foi até Mariana para cobrir o acontecimento e a entrevista com o coordenador do Projeto Manuelzão foi um dos principais destaques .

Segundo o Google as pessoas procuravam informações sobre o maior desastre ambiental da história do Brasil através das perguntas: "O que aconteceu em Mariana?" e "Por que a barragem de Samarco se rompeu?". E uma das principais pesquisas foi "Como faço doações à cidade de Mariana?". 

0 comentários:

Postar um comentário