Minha Figura

Crime da jovem universitária – Defesa consegue atestado de insanidade mental e assassino deve deixar a CCPJ de Caxias nos próximos dias e ir para um manicômio

7.3.14
O assassino “Paulinho” será transferido para um manicômio 
onde o rigor do presídio será substituído por apoio psicossocial 
onde são oferecidas terapêuticas e atividades que visam
promover socialização e cidadania
Pode acontecer a qualquer momento a transferência de Paulo Santos Carvalho, o “Paulinho”, assassino da jovem Surama Patrícia Silva Araújo, 28 anos, ocorrido no último dia 23 de novembro do ano passado, no bairro Liberdade, em Caxias.

A defesa de Paulo Santos Carvalho pediu ao juiz do caso a instauração de incidente de insanidade mental.  A medida é usada visando saber se no momento da ação contra Surama Patrícia, o assassino tinha capacidade de entender a ilicitude do fato e aferir sua capacidade mental para declará-lo ou não imputável ou inimputável.

O juiz Paulo Afonso Vieira Gomes acatou o pedido da defesa e concedeu a instauração de exame de insanidade mental. 

Em sendo assim, aflorando dúvidas se ao tempo da ação estava ou não o acusado afetado em sua capacidade mental, acolhendo manifestação defensiva, com fundamento no artigo 149 do Código de Processo Penal, instauro o competente incidente de insanidade mental, devendo o acusado ser submetido a exame médico legal”, diz o juiz em seu despacho solicitando ao Núcleo de Perícia Técnica da Secretaria de Estado e Saúde “designação de data para realização do exame, por médicos peritos integrantes do seu quadro funcional”.
Surama Patrícia teve morte violenta e
não conhecia o assassino

O juiz Paulo Afonso Vieira Gomes fez um questionário com várias perguntas aos peritos para que os mesmos pudessem preparar um laudo consistente para realmente saber se Paulo Santos Carvalho, o Paulinho, é ou não doente mental.

No final do mês passado este exame foi feito pelos peritos que atestaram que o assassino da jovem Surama Patrícia é realmente doente mental.
A faca que “Paulinho” usou para
matar a jovem universitária

Com esse atestado de insanidade mental, Paulo Santos Carvalho não poderá mais ficar recolhido na Central de Custódia de Presos de Justiça – CCPJ de Caxias, devendo ser transferido para um centro de saúde apto a tratar doentes mentais.

Tentou o suicídio

A presença de Paulo Santos Carvalho na CCPJ de Caxias leva o risco de morte constante para ele.

Pelo grau de perversidade do crime cometido, ele nunca fica próximo dos demais presos.

Sua permanência na unidade prisional em Caxias é muito complicada, pois fica em uma ala reservada para o banho de sol dos demais detentos e, em todos os horários reservados para isso, o mesmo tem que ser removido do local para não ficar próximo por questão de segurança

Na última semana, “Paulinho” tentou o suicídio duas vezes.

Para onde o assassino deve ir?

O Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, tem um convênio com o Governo do Estado para receber presos com atestado de insanidade mental.

O local é um complexo de saúde especializado no atendimento aos portadores de transtorno de saúde mental.

Lá, “Paulinho” vai ter a disposição vários ambientes, com uma equipe profissional multidisciplinar (médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta) e ainda um CAPS – AD: Centro de apoio psicossocial onde são oferecidas terapêuticas e atividades que visam promover socialização e cidadania de sua clientela, com atendimento especializado aos usuários de álcool e drogas.

Relembre o caso:

No dia 23 de novembro de 2013, um sábado, Paulo Santos Carvalho invadiu a residência da jovem Surama Patrícia Silva Araújo, no bairro Liberdade em Caxias e, sem dizer uma palavra, desferiu vários golpes de faca na universitária.
A casa da vítima

No momento do ataque, apenas 3 pessoas estavam na casa, todas mulheres, sendo que Surama Patrícia ainda chegou a andar alguns metros até cair no chão, já sem forças, vindo a morrer minutos depois em conseqüências dos graves ferimentos.

Acionado, o Grupo de Operações Especiais – GOE, da Polícia Militar, prendeu o autor pouco tempo depois no bairro Teso Duro.

Sem dizer uma palavra para justificar sua entrada na residência, o monstro avançou rapidamente contra a jovem desferindo golpes mortais contra o seu peito e pescoço, fazendo-a cair imediatamente ao chão e onde continuou a atingi-la em outros pontos do corpo.

“Paulinho” passou a tarde inteira do dia do crime
sentado nesse banco da Praça Liberdade esperando
o momento de atacar sua vítima
A jovem Surama Patrícia não conhecia o assassino e não houve motivação para o crime. “Ele simplesmente entrou na casa dela e passou a desferir os golpes contra a Surama”, diz um vizinho da vítima.

Natural do município de Senador Alexandre Costa, Surama Patrícia veio para Caxias por conta dos estudos.

Um senhor, dizendo que conhecia Paulo Santos daquelas imediações, disse-me que ele ficou toda a tarde de sábado (23), na Praça da Liberdade sentado num banco a poucos metros da casa da vítima.

Ele passou a tarde toda sentado no banco da praça e algumas pessoas viram que ele estava com algum objeto por baixo da camisa, mas achávamos que era uma pequena garrafa de cachaça (uma metade) e por isso ninguém deu maior importância”, revelou-me o homem ao titular do blog do Sabá.

Paulo Santos Carvalho tem um histórico de monstruosidade.

Em 2011, ele chegou a atentar contra a vida de sua genitora, D. A. S. Após quebrar o carro da família, ele se trancou na sua residência e passou a ameaçar a mãe.

Na oportunidade, uma equipe do GOE/2° BPM conseguiu prendê-lo sem uso de arma letal.

3 comentários:

  1. Pablo Rufino disse...:

    Um desgraçado desse merece é a morte... tem ki ficar preso pelo resto de seus dias!

  1. Unknown disse...:

    Têm que apodrecer na cadeia esse desgraçado.

  1. Anônimo disse...:

    ELE NÃO PRECISA FICAR PRESO, POIS AÍ DENTRO COMENDO ÁS NOSSAS CUSTAS TERÁ ESTARÁ MAIS SEGURO. ELE TEM É QUE SER SOLTO PRA ENCONTRAR UM PARENTE DA MOÇA QUE LHE DÊ UM GARDENAL PERPÉTUO.

Postar um comentário