Minha Figura

Setor turístico recebe orientações na retomada gradual das atividades no Maranhão

6.7.20

Como parte das medidas de retomada do setor, a Setur iniciou a entrega da Carteira Nacional do Artesão.

Setur iniciou a entrega da Carteira Nacional do Artesão
A pandemia do coronavírus paralisou o mundo e atingiu em cheio o mercado do turismo. Especialistas do setor avaliam que a saúde será uma das maiores preocupações dos viajantes no cenário pós-Covid-19. Com a queda na taxa de contágio no Maranhão, porém com um cenário ainda preocupante, o Estado vem orientando o setor turístico para a adoção de protocolos sanitários necessários para a retomada gradual das atividades do setor.   

“É importantíssimo que cada empresa siga rigorosamente todos os protocolos para que, assim, o turista tenha mais segurança ao chegar ao nosso destino”, pontua o secretário de Estado do Turismo (Setur), Catulé Júnior. 

Capacitações para a retomada gradual do setor foram iniciadas antes mesmo da reabertura das atividades. Videoconferência organizada pela Setur em junho qualificou os meios de hospedagem sobre as adequações e protocolos a serem seguidos. 

A visitação ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, destino procurado por turistas do mundo inteiro, foi reaberto na última quarta-feira (1°). Mas a retomada das atividades turísticas nos Lençóis exige que prestadores de serviços e agências se adequem a um “novo normal”, marcado pelo cumprimento de rigorosas medidas preventivas contra o coronavírus. 

“A Secretaria de Turismo tem intensificado suas ações no sentido de sensibilizar todo o setor em atenção às normas e protocolos sanitários. Temos feito um amplo trabalho, contando com as nossas superintendências nos Lençóis Maranhenses e Delta e da Chapada das Mesas, sempre sensibilizando, promovendo discussões, e, mais do que isso, demonstrando a importância de seguirmos esses protocolos”, frisa Catulé Júnior.

Também na quarta-feira foi a vez da reabertura das visitações ao Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), em São Luís. Para a prevenção do contágio pelo coronavírus, deverão ser respeitados todos os cuidados e exigências das normas de Saúde Pública por artesãos e funcionários, tais como: o uso de máscara e álcool em gel e medição da temperatura corporal.

Carteira do Artesão

Como parte das medidas de retomada do setor, a Setur iniciou a entrega da Carteira Nacional do Artesão – fornecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) – a artesãos do município de Barreirinhas. A partir da próxima semana será a vez dos produtores da cidade de Paulino Neves receberem o documento.

A entrega dos documentos formaliza os trabalhadores, ao inserir os dados dos artesãos locais no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), serviço que possibilita um melhor planejamento de capacitações, financiamentos e promoções de atividades.

A gestão do PAB no Maranhão é feita pela Setur e tem o objetivo de promover o artesanato e a cadeia produtiva associada ao turismo. (Secom/Governo do MA)

0 comentários:

Postar um comentário