Minha Figura

Nova pesquisa Escutec confirma favoritismo de Fábio Gentil; reeleição pode ser uma das mais tranquilas do Maranhão

28.7.20
A tendência de que Caxias pode ser palco de uma das vitórias mais acachapantes nas eleições deste ano é constatada em mais uma pesquisa do instituto Escutec.

Sendo a segunda pesquisa do instituto em menos de 15 dias, essa nova sondagem acontece por conta da celeuma provocada por um dos partidos da base de apoio do pré-candidato Adelmo Soares, que alegou um suposto prejuízo ao pecebista, onde o questionário da sondagem anterior não teria respeitado a ordem alfabética na apresentação dos postulantes ao cargo de prefeito.

Nessa nova pesquisa, os números confirmaram o resultado anterior e o prefeito Fábio Gentil está na dianteira com uma margem folgada.

Confira a reportagem do jornal O Estado do Maranhão:

Em nova pesquisa Escutec/O Estado, os números confirmam liderança do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) na corrida pela cidade de Caxias. Em três cenários estimulados, Gentil aparece com mais de 60% da opinião dos entrevistados.

O levantamento ouviu 500 eleitores no município nos dias 21 a 24 de julho. O registro na Justiça Eleitoral tem o número MA 00645/2020. O intervalo de confiança de 90% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa Escutec/O Estado há quatro cenários sobre a disputa eleitoral em Caxias. Em todos eles, Fábio Gentil conseguiria ser reeleito. Os percentuais de intenção de votos para o prefeito de 43% até 64%.

Na espontânea, primeiro cenário da pesquisa, Fábio Gentil foi citado por 43% dos ouvidos no levantamento. Ele é seguido pelo deputado estadual Adelmo Soares (PC do B) que obteve 8%. Paulo Marinho Jr vem em seguida com 4%, e Júnior Martins, 3%. César Sabá, Tino Castro e professor Arnaldo Rodrigues aparecem com 1% cada. Não sabe ou não respondeu somaram 39%.

No primeiro cenário estimulado, que tem sete nomes na disputa, Gentil aparece com 60% da opinião dos entrevistados.

No cenário seguinte, com cinco nomes na disputa, o prefeito seria reeleito em Caxias com 64% dos votos. O deputado do PC do B obteve na pesquisa, 16%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 11% dos ouvidos na pesquisa e 9% disseram não saber ou não responderam.

Aprovação

A aprovação da gestão de Fábio Gentil em Caxias é de 66% da população de Caxias. Outros 30%  dos entrevistados disseram desaprovar e 4% não sabe ou não respondeu.

Rejeição

Já sobre rejeição, o levantamento mostra que Adelmo Soares tem 28% de rejeição. Não votaria em Fábio Gentil, 16% dos entrevistados. Outros 6% disseram que não votariam em César Sabá e em Júnior Martins. Professor Arnaldo Rodrigues aparece com 4% de rejeição, Luis Carlos Moura com 2%, Tino Castro com 2% e nenhum dos candidatos com 26%. Não sabe ou não respondeu, 9%.

(Fonte: jornal O Estado do Maranhão)

4 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Eu e minha família, somos todos com o atual prefeito, FÁBIO GENTIL

  1. Unknown disse...:

    Desculpe,mais não acredito nesta pesquisa.Pois estamos conversando com o povo e a realidade é totalmente diferente.O resultado vai ser nas urnas.A insatisfação do Povo é grande.Vamos que Vamos! Deus no comando.

  1. Unknown disse...:

    O que o povo diz é totalmente diferente.
    Não acredito nessa pesquisa

Postar um comentário