Minha Figura

Com parcerias e diálogo, novo secretário do Turismo explica ações para o setor

1.3.19

O gestor explicou as prioridades à frente da pasta, ao destacar o sentido de missão delegado pelo governador

O advogado e gestor público, Antônio José Bittencourt de Albuquerque Júnior (Catulé Júnior) assume a responsabilidade de comandar a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), num momento em que o desenvolvimento da cadeia produtiva no setor se constitui como estratégia do governador Flávio Dino para gerar trabalho e renda num momento de crise nacional.

O gestor explicou as prioridades à frente da pasta, ao destacar o sentido de missão delegado pelo governador.

“Encaro os desafios de aprimorar as políticas públicas para o setor, acima de tudo com grande responsabilidade. Fazer parte da equipe do governador Flávio Dino é o maior desafio da minha vida profissional até aqui. Componho um time bem-intencionado, competente, focado e que tem apresentado grandes resultados à população maranhense”, disse

Entre as prioridades do novo gestor está o fortalecimento dos programas e metas definidos pelo governo.

“A criatividade é o principal elemento para contornarmos qualquer crise. A visão que temos para o turismo é integrada, devemos caminhar afinados com a Secretaria de Cultura”, explicou o gestor.

Para o secretário Catulé Júnior, a prioridade é fortalecer a parceria com a Secretaria de Cultura para ampliar o acesso de visitantes aos dois maiores patrimônios turísticos do Estado: riquezas culturais e naturais.

“Não há um Estado tão rico em cultura e recursos naturais como o Maranhão, desse modo, não podemos pensar as políticas públicas voltadas para as cadeias produtivas do turismo sem dialogar e trabalhar em conjunto com a Secma, até porque nosso principal ativo de turismo são as riquezas culturais da nossa gente, além dos grandes recursos naturais”, disse.

Planejamento

Para estabelecer um calendário de atividades que estimule o turismo, a Setur já iniciou o planejamento de ações.

“Nós já temos uma vasta programação consolidada na primeira gestão do governador Flávio Dino, que precisamos incrementar. Estamos produzindo um planejamento que vai inserir novas ações, associadas àquilo que já vem sendo praticado, com isso vamos garantir uma programação turística mais atraente”, destacou.

Além do incremento na atividade de estímulo ao turismo, Catulé Júnior explica que é fundamental ampliar o diálogo com o trade turístico.

“O meu perfil é de conciliador, de alguém que valoriza o diálogo. Nossos interesses são comuns, então vamos conversar e respeitar a visão do nosso trade turístico, trabalhando para a população, mas também em sintonia com os empreendedores da área. Nossa grande missão conjunta é ofertar roteiros e destinos turísticos que possibilitem otimizar a experiência de quem deseja conhecer nosso Maranhão”.

Carnaval

O novo secretário explicou que graças às ações do Estado, o Maranhão receberá um número maior de visitantes durante o carnaval de 2019.

“Consultamos uma pesquisa feita pelo Observatório do Turismo (instituição que monitora a movimentação turística no país), mostrando que nós tivemos um crescimento de 22% no último ano na taxa de ocupação dos nossos hotéis. Nossa perspectiva para o aumento de visitantes no Estado durante o carnaval é a melhor possível”.

Balneabilidade das praias como estímulo ao turismo

Na perspectiva de trabalho integrado, a Setur vai ampliar tratativas para melhorar a balneabilidade da orla em São Luís, como forma de garantir a continuidade das políticas de saneamento básico na região.

“Vamos continuar enfrentando a questão das condições de balneabilidade das praias. Antes do primeiro mandato do governador Flávio Dino, nós tínhamos indicadores muito baixos, melhoramos muito as condições e vamos trabalhar para chegar ao fim do segundo mandato do governador com a retirada dos pontos de poluição, trabalhando em conjunto com todas as secretarias e órgãos responsáveis”, concluiu. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário