Minha Figura

TENTOU SENSIBILIZAR - Prefeito Fábio Gentil recebe secretários estaduais e cobra retorno dos repasses suspensos a Caxias

7.6.17
Na manhã da última terça-feira (06/06), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o vice-prefeito, Paulinho, receberam uma visita institucional de uma comitiva de secretários estaduais: Antônio Nunes – secretário de Governo; Simplício Araújo – secretário de Indústria e Comércio; Adelmo Soares – secretário de Agricultura Familiar e Marcelo Ribeiro – secretário de Fazenda. Em pauta, esteve o encontro dos gestores com empresários caxienses. A ocasião faz parte da Caravana para o Desenvolvimento do Maranhão. Mas os representantes estaduais e municipais, também abordaram a pauta política.

O prefeito Fábio Gentil solicitou dos secretários que transmitissem ao governador Flávio Dino, a necessidade do retorno dos recursos da saúde. O Governo do Maranhão suspendeu quase R$ 3 milhões de reais, que por lei, é uma contrapartida ao município de Caxias. Já são seis meses sem os recursos.

“Nós viemos reiterar o convite ao prefeito de Caxias para participar do evento junto com o empresariado local. O governo do Estado tem interesse em manter uma relação institucional, estamos tratando com o prefeito de forma oficial”, afirma Antônio Nunes, secretário Estadual de Governo.

“É a segunda edição da Caravana para o Desenvolvimento do Maranhão. Queremos ouvir da classe empresarial, alternativas que possam nos ajudar a construir uma estrada que nos leve distante desta crise. Nós temos uma série de incentivos fiscais que serão oferecidos estrategicamente. É evidente que enquanto secretaria, a pauta é de construção coletiva, encontrar alternativas, é esse o nosso propósito aqui”, ressalta Marcelo Ribeiro, secretário de Fazenda.

O prefeito Fábio Gentil e o vice Paulinho, lembraram que desde janeiro de 2017, quando assumiram a gestão municipal, o Município tenta reestabelecer a parceria com o Governo do Estado, mas até o momento, não tem obtido êxito.  Fábio Gentil explica que, quem sofre com a suspensão dos repasses é a população de Caxias.

“Nós já estamos no mês de junho e até a presente data não houve uma conversa, mesmo que institucional com o Governo do Estado. A Prefeitura de Caxias tem feito de tudo, buscando essa parceria institucional, mas não tem sido atendida. A falta do diálogo é que dificulta tudo. A população de Caxias tem uma série de demandas e a gente precisa desse apoio. Caxias faz parte do Maranhão. O nosso prefeito Fábio, foi muito firme na necessidade de que precisa haver diálogo, precisa haver parceria para que a cidade possa se desenvolver e a nossa população, além de merecer, ela tem esse direito”, ressalta Paulinho, vice-prefeito.

“Nós mostramos aos secretários estaduais a necessidade dessa parceria do governo municipal com o próprio Governo do Estado. Quem está lá fora é o povo de Caxias, que depende do nosso trabalho político. Então, nós temos que entender que por esse povo nós temos que ser capazes de tudo. Então, nós estamos prontos para conversar com o Governo do Estado, para que possamos trazer para Caxias tudo aquilo de benefício que o povo espera das nossas atitudes. Participar somente deste evento empreendedor, que é essa caravana, não resolve o problema do nosso povo, mas a saúde é o nosso calcanhar de Aquiles. A gente precisa contornar. Amanhã pode vir um apoio interessante do Governo do Estado. Nós vamos onde tivermos que ir, nós iremos compor, nós iremos trabalhar, nós faremos o que tiver que ser feito para que o povo de Caxias possa ser beneficiado com o apoio do Governo do Estado. Nós precisamos do Governo do Estado. Passamos o recado a todos os secretários que estiveram presentes e acreditamos que os secretários vão sensibilizar o governador e com essa sensibilidade ele possa retribuir com Caxias, aquilo que a gente almeja, que é o retorno desse apoio ao município de Caxias”, afirma Fábio Gentil.

Fonte: Ascom/Caxias

0 comentários:

Postar um comentário