Minha Figura

Prefeito Luciano Leitoa Leitoa e secretária Dinair Veloso inauguram primeira escola de ensino fundamental do bairro Cidade Nova

24.6.17
A instituição já está em funcionamento desde janeiro e durante a solenidade o prefeito anunciou a climatização do local

“Aqui é tudo bonito e novo, e fica perto da minha casa”. Essa é a fala do pequeno Bruno Lima, 10 anos, durante a inauguração da Escola Municipal Raimunda de Carvalho Sousa (Profa. Mundoca) na tarde desta quarta-feira (21), no bairro Cidade Nova II. Com a presença da comunidade, o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, entregou oficialmente a escola de ensino fundamental, que tem capacidade de atender mais de 600 alunos de 1º ao 9º ano.

A solenidade contou com a presença da família da saudosa professora Mundoca, vereadores, pais, alunos, convidados e da secretária de Educação, Dinair Veloso. “Estamos entregando mais uma escola para o povo timonense e aqui tem algo ainda mais especial, pois estamos homenageando uma pessoa muito importante para Timon, que a é a professora Mundoca, um patrimônio cultural e educacional para a nossa cidade”, comentou a secretária de educação.

Apesar de ter sido entregue na tarde desta quarta-feira, 21, a escola já está em funcionamento desde o inicio de 2017 e atende atualmente 348 alunos nos turnos manhã e tarde. O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, comenta: “Está é mais um escola que entregamos à população fruto de esforço e compromisso com a educação dos timonenses. Mesmo em crise, estamos dando prioridade àquilo que mais importa: o futuro de nossas crianças e jovens. Faremos tudo que for necessário para manter esses investimentos”.

Satisfeitos com a escola no bairro, pais e responsáveis dos alunos comemoravam e parabenizavam a prefeitura pelo novo espaço dedicado à educação do bairro Cidade Nova. “A gente esperava essa escola há tanto tempo. Não tínhamos uma escola no bairro de 6º ao 9º e agora estamos aqui hoje com um lugar novo para nossos filhos crescerem e estudarem com dignidade”, disse dona Janete Silva, mãe de Felipe Santos, 11 anos.

Quem também fez questão de estar presente na inauguração foi a dona Leidiana da Costa, mãe do Maycon Luciano, 7 anos, aluno do 2º ano do ensino fundamental na escola. “Agora ficou perto demais da minha casa. Caminhar nesse sol até outros bairros para deixar meu filho era muito ruim. Essa escola veio para valorizar e melhorar nosso bairro”, disse.

Durante a solenidade, o prefeito ainda firmou o compromisso de climatizar a escola, para dar ainda mais conforto aos alunos. Além disso, os estudantes receberam fardamento gratuito, merenda com qualidade todos os dias e equipe constantemente qualificada para atender às demandas diárias de ensino.

A HOMENAGEADA

Representada pelos seus irmãos: Eloídes Carvalho e Almerinda Carvalho; e os filhos: Janete Carvalho e Bertolino Carvalho, a memória da professora Mundoca foi lembrada durante toda a solenidade. Nascida na zona rural de Timon em 14 de outro de 1926 e falecida em 1  de dezembro de 2015, a professora teve grande trabalho prestado na educação de Timon e na capital do Piauí, Teresina.

Iniciou as atividades profissionais em 1948 em Timon e a partir de 1954 estendeu sua atuação profissional no Piauí. Em 1962 passou a ser professora na Escola Normal, além de ter sido 4 vezes tesoureira da Prefeitura Municipal de Timon. Participou de inúmeros cursos de aperfeiçoamentos, dentre eles uma “Especialização em Práticas de Ensino”, em 1967 nos Estado Unidos da América.


0 comentários:

Postar um comentário