Minha Figura

CAXIAS - Jogos escolares começam nesta quinta-feira (08) e terão aproximadamente 500 competições

7.6.17
O Ginásio de Esporte Governador João Castelo está passando por adequações no piso, na pintura e por troca de alambrados. O mesmo está acontecendo em três outras praças esportivas: campo do Ginásio de Esporte Governador João Castelo; Estádio Duque de Caxias e campo do Matadouro Novo, que estão passando por melhorias nas instalações para receber a quadragésima (XL) edição dos jogos escolares de Caxias-MA.

Os jogos serão abertos no dia 08 e vão até 23 de junho. Ao todo, 61 escolas das redes municipal, estadual e federal confirmaram participação.

“É uma readequação primando pela segurança dos estudantes. Estamos realizando a troca dos alambrados, pintura das arquibancadas, a parte de campo nós fizemos a parte estrutural, onde era alambrado estamos colocando redes, enfim, estamos fazendo uma remodelagem para que o espaço fique adequado, não só para atender aos atletas, como também, o público. Nós temos do dia 08 ao dia 23 para realizar esses jogos, temos: atletismo, natação, futsal, bitsoquer, vôlei de praia, xadrez, badminton, enfim, são várias modalidades, 17 ao todo”, explica Arthur Quirino, Secretário Municipal De Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Patrimônio Histórico.

Nos 15 dias de competição, alunos de 17 modalidades esportivas vão competir em aproximadamente 500 competições. Para o coordenador geral dos jogos, Edilberto Matias, o aumento da quantidade de modalidades esportivas é uma conquista.

Houve um aumento significativo, passamos de 46 escolas para 61 escolas, sendo que as do Município dobrou, passamos de 15 escolas municipais para 32 escolas. São 17 modalidades incluindo a volta do Mirim. Nós estamos numa grande expectativa, pois acreditamos que teremos mais de 2.000 estudantes mobilizados aqui. É realmente uma olimpíada para Caxias-MA”, ressalta, Edilberto Matias, Coordenador Geral dos Jogos.

Os jogos escolares deste ano serão marcados pelo retorno da categoria mirim, extinta há alguns anos. A categoria de base é tão importante, que o retorno vai contar com aproximadamente 20 escolas, marcando de vez a volta de estudantes, crianças e jovens, além de pais e responsáveis à magia dos jogos escolares.

Eu sempre trabalhei com esta categoria que é o sentido lógico das outras categorias. Como técnico nos anos anteriores eu vi a deficiência das categorias infantil e Infanto juvenil. No meu entendimento como técnico e treinador eu entendi que sem a categoria mirim para proporcionar uma base as outras categorias, não haveria como Caxias conseguir emplacar o mesmo nível do passado quando esta categoria existia, é nesta categoria que os pais começam a gostar da participação dos seus filhos na atividade esportiva e os apoiam. A partir do dia 09, vamos ver a importância dessa categoria e a quantidade de garotos que estarão presentes aqui para garantir que o nosso esporte melhore cada vez mais”, explica o Prof. Santiago, Supervisor dos Jogos.

“Convidamos a população de Caxias para participar dos Jogos Escolares, lembrando que as competições vão acontecer aqui no Ginásio João Castelo, no Ginásio Mundico Santos, no Eugênio Coutinho, e temos também o futebol no campo do Matadouro, temos no campo da Liga no Estádio e aqui no João Castelo. São seis espaços que estarão adequados para as modalidades, lembrando também que o atletismo continua na Escola Déborah Pereira, e a natação no IFMA”, convida Arthur Quirino, Secretário Municipal De Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Patrimônio Histórico.

Fonte: Ascom/Caxias

0 comentários:

Postar um comentário