Quando o consumidor caxiense se depara com interrupção no abastecimento de água, o primeiro olhar é voltado à autarquia responsável pela prestação do serviço, quando na verdade essa interrupção é quase totalmente por conta de falhas no fornecimento de energia elétrica e pela ação de vândalos que “vão desde a degradação da área ao redor do poço, furto de cabos elétricos, desligamento indevido a incêndios criminosos que prejudicam o funcionamento dos sistemas” informa a assessoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, que opera, além de duas estações de tratamento (nos bairros Ponte e Volta Redonda), 144 poços artesianos distribuídos na cidade e na zona rural.
Com uma gigantesca rede de distribuição e uma equipe formada por químicos, laboratoristas, operadores de sistema hidráulico, coletadores e repositores, o trabalho da autarquia torna-se bem maior devido as constantes quedas no fornecimento de energia.
Rede de distribuição recebe reparos constantes |
“A falha no fornecimento de energia elétrica nas redes que alimentam os poços artesianos é um problema frequente enfrentado pela equipe técnica do SAAE Caxias, principalmente a queda de energia que causa danos aos equipamentos dos poços artesianos.
Existem duas
situações que vem afetando o abastecimento de água em determinados bairros de
Caxias, uma de fácil identificação – que é a falta de energia no qual todos
percebem, inclusive o consumidor, e a que ele não se consegue identificar
porque é um problema mais específico, a baixa tensão de energia que causa danos
aos equipamentos dos sistemas simplificados de abastecimento de água e das
estações de tratamento”, esclarece a assessoria da autarquia caxiense.
Ação
de vândalos é um grande fator de interrupção no abastecimento de água em Caxias |
Segundo informações da Autarquia, protocolos de atendimento são abertos junto a Equatorial Energia, diariamente, por causa da interrupção no fornecimento de energia elétrica. Muitas vezes, mais de uma vez pro mesmo poço como os sistemas que abastecem o bairro Teso Duro. As reclamações de falta d’água no bairro eram constantes.
Investimento
na qualidade da água fornecida em Caxias
E para melhorar o abastecimento de água no local, o SAAE realizou melhorias nos poços que abastecem o bairro, instalando equipamentos com tecnologia apropriada para minimizar o efeito da má qualidade da energia. Porém, se o problema continuar, pode provocar a queima de novos equipamentos.
Além do bairro citado, há interrupção no fornecimento de energia elétrica na captação do rio Itapecuru, Estação de Tratamento da Volta Redonda e também nos bairros Antenor Viana, Seriema, residenciais Sabiá e Eugênio Coutinho e nos povoados Olho D’Água, Miranda, São Martins e Buenos Aires.
Equipes
de prontidão durante 24 horas garantem serviço de excelência do SAAE |
O SAAE Caxias reforça à população os canais de atendimento para que as pessoas relatem a interrupção no abastecimento de água. Esse atendimento virtual é feito pela central 115 e pelo whatsApp (99) 9 8833-4905.
(Com informações do SAAE)
0 comentários:
Postar um comentário