Minha Figura

(De novo?!) Os números do Data Ilha e um filme que os caxienses já conhecem os interesses de cada um

29.5.18
Em 2016, blogs divulgavam pesquisas dando vitória
para Léo Coutinho
O Instituto Data Ilha, que desde o seu ‘nascimento’ (foi criado 3 meses antes das eleições de 2016) tem sido matéria-prima para questionamentos da imprensa em São Luís, acaba de divulgar pesquisa de intenção de votos em Caxias. Como não poderia deixar de ser, e pelo histórico da empresa, a estreia do Instituto na princesa do sertão foi barulhenta.

Os mesmos blogs divulgam agora pesquisam indicando
grande vantagem para Cleide Coutinho
Nos números do Data Ilha, a pré-candidata a deputada estadual, Cleide Coutinho, surge disparada na frente dos concorrentes tupiniquins e exibe incríveis 31,6%  de intenção de votos, seguida por Adelmo Soares, que segundo a pesquisa, tem generosos 16%, sendo que o pai do prefeito de Caxias, ex-deputado Zé Gentil, aparece com 14,4%; o ex-vereador Manoel da Caçamba (9%) e a ex-prefeita de São João do Sóter, Luiza Rocha, com 5,4%.

Os números do Data Ilha chegam a parecer piada para muitos, pois como entender que o pai de um prefeito que tem mais de 72% de aprovação aferidos em recente pesquisa de opinião, e com a grande maioria dos vereadores lhe dando sustentação na Câmara, pode apresentar números tão ínfimos.

Para estranhar ainda mais esses números, com uma margem de erro para mais ou para menos de 4%, e não duvidando da capacidade eleitoral do ex-vereador Manoel da Caçamba, como entender a possibilidade de Zé Gentil estar com 10,4% e o ex-vereador com 13% na disputa para um mandato de deputado?!

A pesquisa Data Ilha para deputado foi divulgada em Caxias por dois blogs (Irmão Inaldo e Caio Motta), sendo em seguida disseminada por correligionários dos maiores beneficiados nas redes sociais, e que ganhou ainda o reforço de divulgação dos perfis fakes.

Os números dessa pesquisa para deputado em 2018 faz lembrar os números das pesquisas de 2016, quando estes mesmos endereços eletrônicos, que agora divulgam os números favoráveis para os adversários do prefeito de Caxias, faziam exaustiva panfletagem pró-Léo Coutinho naquele pleito.

Como esquecer da avalanche de pesquisas dando uma vitória esmagadora para Léo Coutinho em 2016, e que essa turma fazia a festa alardeando até uma rejeição de Fábio Gentil maior que a do então prefeito!

Ricardo Marques, então o mais ativo e ácido apoiador da candidatura de Léo Coutinho na blogosfera, analisando a série de pesquisas, vaticinou na reta final da campanha eleitoral: “... se mantida essa tendência que se registra pelas últimas pesquisas, Leo Coutinho pode impor a Fábio Gentil uma derrota histórica, acima da casa dos 20 mil votos de diferença, como muitos observadores locais já avaliam”. E que ninguém interprete essa análise de Marques como um deboche, pois eram postagens aparentemente sérias, mas que o resultado final mostrou ter sido uma grande piada.

Mas que o leitor não se assuste com uma série de pesquisas eleitorais cada vez mais parecidas com aquela registrada em 2016.

Ainda bem que todos já conhecem quem são os atores desse filme que se assemelha a uma pornochanchada eleitoral...

Os números completos da pesquisa, inclusive para deputado federal, podem ser acessados clicando neste link Blog do Caio Motta.

Segundo consta no site do TSE, a pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de maio e está registrada sob o número 01129/2018, tendo entrevistado 592 pessoas.
Possui margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.

0 comentários:

Postar um comentário