Minha Figura

COELHO NETO - Representantes do CONASS se reúnem no município e discutem expansão da Planificação para o Hospital e Maternidade

24.5.18

O município de Coelho Neto sediou uma importante reunião com representantes do Conselho Nacional de Saúde-CONASS, Coordenadores da Atenção Primária e Tutores das Unidades de Saúde dos Municípios da Regional Caxias. Na pauta, o Plano de Redução da Mortalidade Materna Infantil e a Expansão da Planificação para o Hospital Municipal e Maternidade de Coelho Neto.

A planificação é uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), que foi adotada pela atual gestão no Maranhão e tem apresentando grandes resultados no município de Coelho Neto e região. A estratégia tem o principal objetivo de transformar os processos de trabalho, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com parâmetros para melhoria dos indicadores de saúde.

Na parte da manhã a Secretária Olímpia Delgado esteve reunida com os representantes do CONASS, os quais visitaram as instalações do Hospital Municipal e Maternidade. À tarde, a reunião aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Coelho Neto com a participação de representantes dos municípios de Duque Bacelar, Afonso Cunha, Buriti, Aldeias Altas e São João do Sóter.

“Essa reunião é de grande importância para Coelho Neto. Com os demais municípios da regional, traçamos um Plano de Enfretamento para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde-CONASS está ofertando de forma permanente essa assessoria para nossa região com relação à Planificação que já acontece em nossas unidades de saúde desde o ano de 2015 por meio de oficinais, onde Coelho Neto tem sido referência. A partir de hoje, damos uma passo mais importante, trazendo a organização dos processos de trabalho para dentro da maternidade, e que com base nesse planejamento e o esforço de todo equipe haja um decréscimo da mortalidade materno-infantil em nosso município. Agradecemos todo o apoio da gestão municipal na pessoa do Prefeito Américo de Sousa, aos coordenadores da atenção básica, da media complexidade e toda a nossa equipe", destacou Olímpia.

O Prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa, durante sua participação na reunião ressaltou a importância da preocupação do CONASS e do Governo do Estado em acompanhar e qualificar os profissionais para a melhoria contínua dos serviços de saúde ofertados à população e reforçou o seu compromisso com todas as atividades em mais uma etapa da planificação no município.

Para o Consultor do CONASS, Marco Antônio, o encontro teve um caráter positivo e bastante produtivo: “Reunimo-nos com os técnicos dos municípios, ao entorno de Coelho Neto, com o objetivo de reduzir o número de óbitos materno-infantil em toda essa região. Fizemos um Plano de ações concretas de trabalho com as Unidades Básicas de Saúde, Maternidade local, o vínculo com o CEAMI em Caxias nos casos de gestantes de alto risco e o fluxo do acesso com todas as ferramentas necessárias disponíveis para que possamos cuidar bem da gestante em todas as cidades que integram a regional de saúde”. (Da Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário