Aos poucos, a licitação que prevê gastos de
R$ 4 milhões de reais para fazer publicidade de supostas ações do governo Léo
Coutinho dá sinais que pode seguir o script daquela feita em 2013 e que o
leitor do blog sabe muito bem no que deu.
Naquela oportunidade, o Ministério Público,
através da titular da Vara da Fazenda Pública, promotora Carla Mendes Pereira
Alencar, acatou as denúncias feitas pelo blog do Sabá e, após reiteradas
notificações recomendatórias feita ao governo Léo Coutinho diante da robustez
dos indícios de irregularidades, deu entrada numa ação de improbidade
administrativa contra o prefeito de Caxias (processo 51102013) na tentativa de
anular a licitação de publicidade vencida pela Enter Propaganda e Marketing.
Mas vamos acionar a máquina do tempo das peripécias
das administrações coutinhianas nessa área.
Desde o início da administração de Humberto
Coutinho no distante ano de 2005, todas as licitações de publicidade eram
vencidas por uma única empresa: Estação Gráfica, de propriedade do marqueteiro
Carlos Alberto, hoje diretor da TV Assembleia.
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Do prédio da CPL de
Caxias sairá o nome do ‘vencedor’ da
licitação milionária de publicidade
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Sendo concorrência pública, o natural seria
que outras empresas pudessem concorrer e, naturalmente, vencer esses certames.
Que nada! só existia um único vencedor.
Entre 2010 e 2012 foram 5 tentativas de se
fazer licitação de publicidade na Prefeitura de Caxias. Em todas elas o titular
do blog, nessa época editor do Jornal dos Cocais, denunciou e, devido as provas
consistentes de fraude, conseguiu sensibilizar o Ministério Público que teve
papel fundamental na anulação dos certames.
Algumas particularidades eram recorrentes
nessas licitações, tipo fortes indícios de direcionamento à determinada
empresa.
Não respeitando a Lei 12.232, que regulamenta
licitações de publicidade desde o escândalo do “mensalão”, até mesmo uma licitação
de material gráfico, numa tentativa de driblar o MP, foi feita. Descobertos e
denunciados, a tentativa de fraude não logrou êxito, assim como outras tantas.
Até mesmo a realização da armadilha de publicidade
num dia de domingo foi tentada, mas o signatário do blog denunciou e o certame
foi anulado.
Em 2009, para afugentar interessados, essa
licitação foi feita numa quinta-feira após o carnaval. Mas isso não tem nada demais e nem é ilegal,
mas a esperteza visava dificultar a vida de concorrentes indesejáveis.
Mas chegamos a 2015 e uma outra realidade é
possível, haja vista que o principal protagonista daquele turbulento período de
Humberto Coutinho aparentemente caiu em desgraça na propaganda palaciana, não é
mesmo?! Parece, mas não é! (alguém aí lembrou do shampoo “Denorex”?)
A nova licitação de publicidade do governo
Léo Coutinho versão 2015 têm um ar de 2009 na data da sessão de abertura do
processo. Será em 30 de junho, na ressaca do feriadão dos festejos juninos e um
dia depois da celebração de São Pedro, considerado o primeiro papa da Igreja
Católica.
Bem, a Lei criada para coibir as práticas do “Mensalão”
petista não diz nada em se fazer licitação de publicidade após um feriadão, mas
que o negócio levanta suspeitas, isso levanta.
Vamos aguardar os próximos passos dessa novela.
Será se o senhor blogue ir o, trabalha demais tem alguma empresa de publicidade. Mais todo mundo sabe que você é feriado todo dia procure um emprego e nem diga que ganha com esse blogue só se for pago pelo Catulé e Fábio gentil .