Minha Figura

Prefeitura de Caxias e Embrapa realizam treinamento para 59 agricultores familiares do 3º Distrito

18.11.19

A reunião técnica realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com a Embrapa Meio-Norte para agricultores familiares aconteceu na manhã da última quinta-feira (14) no povoado Santa Rosa, no 3º Distrito de Caxias. O objetivo é fortalecer os laços das comunidades com os órgãos, levando conhecimentos sobre as Ações de Transferência de Tecnologias para o homem e a mulher do campo.

A programação aconteceu durante toda a manhã com palestras e entrega de sementes de feijão da espécie BRS Tumucumaque. A secretária municipal de Agricultura e Pesca, Luciana Soares, destacou a importância do Termo de Cooperação em parceria com a Embrapa. “São ações de Transferências de Tecnologias com o intuito de fortalecer a agricultura familiar. A Prefeitura de Caxias está atuante e buscando sempre parcerias para dar assistência a essas famílias”, pontuou a secretária.

Os 59 agricultores das localidades Santa Rosa, Boca da Mata, São Pedro, Aliança, Capão e Canoa, cadastrados no projeto, foram contemplados com pacotes contendo mais de 2 kg de feijão, o suficiente para plantar mil metros quadrados. Valdinar é agricultor familiar e está satisfeito com o apoio que vem recebendo da Embrapa e da Prefeitura de Caxias. “A gente vai utilizar a tecnologia na roça, e eu acredito que vai elevar muito nossa produção. Estamos aprendendo muita coisa”, disse o agricultor.

A intenção foi reverter o quadro de riscos ambientais e econômicos da agricultura familiar da região, além de diversificar a produção e, consequentemente, as fontes de renda dos produtores, atenuando, acima de tudo, os estragos e prejuízos identificados nas áreas agrícolas, como destacou o engenheiro agrônomo José Câmara. “Inicialmente fizemos um rápido levantamento para saber o que eles realmente faziam. Observamos o nível tecnológico que eles estavam utilizando e aí criamos um plano de trabalho. Fizemos vários treinamentos no plantio de feijão e criação de animais”, destacou. (Da assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário