Minha Figura

Governo mantém ações de reforço contra a raiva no município de Caxias

26.11.19

Até sexta-feira (29), serão realizadas no município ações de educação sanitária e capturas de morcegos hematófagos.

Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) em São Luís estará, durante esta semana, reforçando as ações de prevenção e combate à raiva em Caxias. Desde que um caso da doença foi confirmado em um bovino, no mês de outubro, as atividades da AGED na região foram intensificadas para evitar que novos casos sejam registrados.

Até sexta-feira (29), serão realizadas no município ações de educação sanitária e capturas de morcegos hematófagos. “Até agora não recebemos mais nenhum material, depois desse resultado positivo registrado em outubro. Estamos fazendo vigilância nas propriedades, ao redor desse local onde foi registrado o caso, para saber se ainda existe algum animal com alguma sintomatologia, e alertando a população. Caso veja algum animal com algum desses sintomas, comunique a AGED para que possamos tomar as medidas cabíveis”, destaca a médica veterinária Giselle Mesquita, que é fiscal estadual agropecuária da AGED.

A equipe de São Luís que está em Caxias é formada pelo médico veterinário Eric Takashi, coordenador de Doenças Nervosas da AGED, e mais três técnicos da Agência. Além da captura dos animais, que é de praxe quando há algum caso positivo da doença, também é recomendado que os criadores vacinem seus rebanhos, pois esta é a forma mais eficiente para evitar a propagação da raiva. Outras ações de prevenção e combate já vêm sendo realizadas, nos últimos meses, pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da AGED, como palestra para agentes de endemias e blitz educativa. (Secom/MA)

0 comentários:

Postar um comentário