Minha Figura

Conheça a história do caxiense que criou a Bandeira Nacional Brasileira

19.11.19

Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro.

Por Wybson Carvalho, poeta e membro da ACL.

Hoje, terça-feira, 19 de novembro, é um dia cívico consagrado à Bandeira Nacional Brasileira e é uma data importantíssima para a cidade de Caxias, pois foi um filho ilustre dessa terra que fora incumbido de idealizá-la com um cunho, eminentemente, patriótico e republicano pautado num ente tríplice de amor à Família, à Pátria e, consequentemente, à Humanidade. – “ O povo brasileiro, assim como a maioria dos povos ocidentais, acha-se, urgentemente, solicitado por duas necessidades, ambas imperiosas e que se resumem em duas palavras: Ordem e Progresso”, escrevera, em 1889, convictamente, o filósofo caxiense Raimundo Teixeira Mendes o lema da nossa Bandeira atualíssimo até aos dias atuais.

Mas, a importância de Teixeira Mendes reside na sua vigorosa e contínua atuação política, filosófica, social e religiosa, baseada nos princípios propostos pelo filósofo francês Augusto Comte, isto é, no Positivismo, em sua versão religiosa (a Religião da Humanidade). Após a proclamação da República e criação da Bandeira Nacional, Raimundo Teixeira Mendes empreendeu uma atividade de propaganda do Positivismo e de interpretação da realidade sócio-político-econômica brasileira.

Quatro dias após a proclamação, no dia 19 de novembro, Teixeira Mendes apresentou ao governo provisório, por meio do Ministro da Agricultura, o também positivista Demétrio Ribeiro um projeto de bandeira nacional republicana, em substituição ao projeto anterior, cópia servil da bandeira estadunidense (apenas com as cores trocadas). Esse projeto atualizou a bandeira imperial, mantendo o verde e o amarelo - indicando com isso a permanência da sociedade brasileira - e substituindo o brasão imperial pela esfera armilar com uma idealização do céu do dia 15 de novembro e o dístico "Ordem e Progresso" (da autoria de Augusto Comte) - indicando a evolução para um regime político aperfeiçoado e o espírito que deveria animar esse novo regime. O projeto foi prontamente aceito.

0 comentários:

Postar um comentário