Minha Figura

Governo do Estado amplia PAA Leite para Caxias

10.12.18

O Governo do Estado ampliou o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite para o pólo de Caxias, composta por 6 cidades. A assinatura de adesão aconteceu na semana passada, durante reunião realizada na Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), órgão responsável pela execução do PAA Leite no Maranhão.

O PAA Leite já atende mais de 20 mil pessoas na região dos Cocais. Além do pólo de Caxias, o programa passará a atender também a região do Médio Mearim, composta por 11 cidades. Gerando um total de 15 mil pessoas a mais beneficiadas.

De acordo com o titular da Sedes, Francisco de Oliveira Júnior, o governador Flávio Dino recebeu da gestão anterior o programa parado. Mas logo em seu primeiro ano de mandato, deu prioridade à reestruturação e organização do Programa do Leite.

"Após assumir, em 2015, a gestão do estado, o governador Flávio Dino fez algumas alterações importantes para a continuidade da ação. Primeiramente, trouxe para a Secretaria do Desenvolvimento Social o programa que antes era executado por outro órgão. Após ter criado setor específico para o projeto e de ter prestado contas com o Governo Federal, conseguimos retornar, logo no ano seguinte, com o Programa do Leite em 7 municípios maranhenses. E este ano, após lançarmos edital para credenciamento, mais 17 cidades aderiram ao Programa e já vão iniciar a distribuição do produto ainda este mês", explicou o secretário.

Para o representante da Associação de Produtores de Matões, Igor Moura, aderir ao PAA Leite é garantir um incremento à alimentação de várias famílias que não têm condições de manter o consumo diário de leite e, ainda, contribuir com os produtores locais que irão fornecer o alimento.

"O PAA Leite é um benefício de mão dupla. Serão beneficiadas as famílias que irão receber um produto rico em nutrientes importantes tanto para crianças, quanto para adultos. E serão beneficiados os produtores, pois o projeto também incentiva a produção de leite pelos agricultores familiares fortalecendo o setor produtivo local", disse Igor.

Pensamento similar tem o representante da Associação dos Produtores de Leite de Codó (Aplec), Clélio Guerra. Para ele, aderir ao PAA Leite é investir na produção local, mas, principalmente, investir na saúde das famílias que serão contempladas.

Segundo o coordenador estadual do PAA Leite, João Batista Fernandes, o programa determina que 50% do produto seja distribuído às famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e a outra parte destinada às entidades da rede socioassistencial que, atualmente, nos 7 municípios que já executam o PAA Leite, somam 105 instituições.

Como funciona?

O PAA Leite consiste na aquisição de leite de vaca e de cabra, oriundos da produção independente de agricultores familiares, que atendam aos requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes. Os estados que fazem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), para execução do PAA Leite, contratam organizações da agricultura familiar e/ou laticínios que são responsáveis por recepcionar, coletar, pasteurizar, embalar e transportar o leite para os pontos de distribuição em locais pré-definidos ou diretamente às unidades recebedoras.

As famílias beneficiárias do programa podem receber até 7 (sete) litros de leite por semana ou 14 (quatorze) litros de leite, caso a família possua dois ou mais membros cadastrados como beneficiários consumidores.

Fonte: Secom/ Governo do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário