Minha Figura

CAXIAS - Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca faz levantamento de agricultores que receberão fomento da Prefeitura

13.7.18

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca está percorrendo a zona rural de Caxias realizando o levantamento das necessidades dos agricultores para distribuição de insumos que serão disponibilizados pela Prefeitura Municipal.

O fomento será destinado aos agricultores que desenvolvem atividades na agricultura familiar.

Na semana passada, a equipe realizou visita técnica aos produtores dos povoados Aliança, Santa Rosa, São Pedro e Santo Antônio.  A meta da Secretaria é alavancar a produção das famílias por meio do fornecimento de insumos e assistência técnica.

“Vamos olhar a aptidão de cada agricultor. Quem é de piscicultura provavelmente deve ganhar as horas máquinas, os alevinos um pouco de ração, para que eles deem início a esse processo de produção. Quem trabalha com horticultura pode precisar de adubo, sementes; depende do potencial de cada agricultor”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Neste primeiro momento 50 famílias são beneficiadas, abrangendo algumas linhas de projetos, dentre eles: Roça Sustentável, Horticultura; Caprinocultura e Piscicultura.

Para o trabalho de levantamento das reais necessidades dos agricultores, a Secretaria conta com engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários e técnicos agrícolas. Esses profissionais olham a área e avaliam quais ações devem ser tomadas dentro da técnica. Em alguns povoados já está acontecendo o preparo das áreas de produção. Em outros, esta fase já foi finalizada, a exemplo do povoado Bacabalzinho e Aliança, no 3º Distrito de Caxias.

“O primeiro projeto que estamos trabalhando é a Roça Sustentável, onde o agricultor não vai mais fazer a queima e broca e depois passar para outra área. A gente vai fazer com que o agricultor permaneça naquela área. Primeiro a gente vai pensar na fase de produção; estamos fazendo parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio para formar pequenos grupos de agricultores, para que eles possam estar vendendo não só para Caxias, mas também para essas redes de supermercados adjacentes. A ideia é fazer cursos que consigam trabalhar o cooperativismo e o associativismo junto a essas pessoas”, afirma Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. (Ascom)

0 comentários:

Postar um comentário