Minha Figura

Pronto para "a batalha de todos os maranhenses” no sábado, Coutinho alega “indisposição” na sexta-feira para encontro com portadores de câncer em Caxias

24.6.17
Na sexta-feira, 23, Humberto Coutinho estava indisposto para receber pacientes
com câncer de Caxias, mas, no sábado, Flávio Dino constatou que o amigo estava
“pronto para a batalha de todos os maranhenses”

Na manhã desta sexta-feira, 23, um grupo de familiares, apoiadores e pacientes oncológicos de Caxias tentaram, sem sucesso, um encontro com o deputado estadual Humberto Coutinho na sua residência.

Na pauta de reivindicações do grupo, a tentativa de sensibilizar o deputado para que o mesmo interceda, junto ao governador Flávio Dino, e que o Estado faça um convênio com o município e o Centro Oncológico se torne uma realidade.

Alegando indisposição, segundo relato de Darlene Sousa, uma ex-portadora de câncer, o deputado teria informado para o grupo que na próxima segunda-feira, 26, a reunião poderia acontecer.

Felizmente, para o bem do presidente da AL, neste sábado, 24, ele já não se encontrava mais indisposto e recebeu o governador em sua residência em Caxias numa animada e festejada visita, conforme registro em foto publicada no Blog do Irmão Inaldo (imagem no alto desta postagem).

Diagnosticado com câncer no intestino grosso em 2013, o deputado Humberto Coutinho sofre, desde então, de todas as desagradáveis consequências que o tratamento contra a doença causa nos pacientes.

Considerado um caso grave, a doença do presidente da Assembleia Legislativa do MA é tratada nos mais caros e sofisticados centros para combate da doença no Brasil.

Sendo o sofrimento do deputado apenas com a doença e os efeitos colaterais dos medicamentos usados, em nenhum momento do seu calvário ele encontrou incerteza no atendimento em Teresina; dificuldade para acesso a medicamentos; sofrimento com o deslocamento para Teresina, e consequente demora para ser atendido no Hospital São Marcos, além de outros dissabores que os pacientes oncológicos da terra que tanto deu para Humberto Coutinho, convivem diariamente.

Num vídeo divulgado pelo movimento de portadores de câncer e familiares e apoiadores, gravado em frente a residência do presidente da AL, a senhora Darlene Sousa, uma mulher que encarna como nenhuma outra que conheço a verdadeira figura de uma “guerreira”, ela fala, pacientemente, da luta dos portadores de câncer e da pauta do encontro com o deputado caxiense.

“Estamos aqui, o grupo de apoio aos pacientes oncológicos, onde a gente veio aqui para pedir o apoio dele, a interceder pela gente junto ao [governo do] Estado... porque estamos na luta para que funcione o Centro de Oncologia em Caxias... Pra poder funcionar esse centro de oncologia no município, sabemos que funciona, porém, para abraçar uma demanda maior de pacientes, nós precisamos do apoio do Estado nessa causa e a gente sabe que ele pode nos ajudar, e estamos aqui e pretendemos voltar. Então, o que foi prometido pra gente que a partir de segunda-feira vão agendar pra gente tá falando com ele, a partir do momento que ele se sentir apto a nos receber”, diz ela.

Na rede social facebook, um amigo de Darlene Sousa, Neube Araújo, faz um relato da luta contra o câncer enfrentado pela amiga, no qual ela venceu, e dos percalços enfrentados ao longo dessa jornada. Confira abaixo:

“Quem é Darlene?
Ela é ex paciente de câncer ósseo mulher guerreira de fé que descobriu um "tumor cancerígeno no sexto mês de gravidez após ter encontrado dificuldades pra tratar a doença aqui na sua cidade se deslocou pro Rio de Janeiro tendo assim que se ausentar de uma grande parte da família , aprendendo com o sofrimento da dor, a doença, ausências familiares, essa mulher conseguiu vencer em nome de Jesus, teve como marcas uma amputação de perna esquerda, três cirurgias de pulmão pra retirada de nódulos e uma enorme vontade de viver , ajudar os atuais pacientes a terem uma oportunidade digna de tratamento. A doença que o senhor deputado presidente da assembleia legislativa e atual paciente dr Humberto Coutinho possa se compadecer dessas pessoas e a população oncológica de forma geral em nome de Jesus . Darlene teve um filho antes da doença um durante e uma depois , Deus honrou sua serva . amém!!!”

Os familiares e pacientes portadores de câncer em Caxias aguardam ansiosos para que o deputado Humberto Coutinho possa ouvi-los na próxima semana.

Poderá ser uma excelente oportunidade para que HC tenha conhecimento do sofrimento dos caxienses que não possuem condições financeiras para se tratar nos melhores e mais caros hospitais do país.

Vamos aguardar o resultado desse tão sonhado encontro e ver se o presidente da Assembleia consegue sensibilizar o governador Flávio Dino para o sofrimento dos pacientes vítimas de câncer em Caxias.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Sabe o que ele deseja para estes pacientes? Tá nem aí! Ele tá com a vida feita ( sabe-se la como!). Porque vai se preocupar com os outros!

  1. Anônimo disse...:

    olhe suas palavras seu anonimo.meu pai teve cancer e sofreu muito.cuidado com a sua saude.ele que teve todos os recursos esta assim hoje .respeite a dor dos outros

Postar um comentário