Minha Figura

Caravana Empresarial cria soluções contra a crise financeira, afirmam empreendedores de Caxias

6.6.17
A cidade de Caxias sediará na próxima terça (6) e quarta-feira (7) a segunda etapa da ‘Caravana Para o Desenvolvimento Empresarial do Maranhão’, programa de apoio ao empreendedorismo e geração de emprego e renda criado pelo Governo do Estado. A solenidade de abertura e a oferta de serviços ocorrerão no Espaço Assunção Eventos, localizado na Santos Dumont, bairro Seriema.

Essa é a segunda etapa da Caravana Empresarial, que vai reunir empreendedores das cidades de Aldeias Altas, São João do Sóter e Coelho Neto, que terão a chance de conhecer todas as oportunidades para o desenvolvimento dos seus negócios.

“Para nós, a iniciativa da Caravana é importante para que juntos possamos encontrar soluções de crescimento do setor. O contador é uma espécie de médico da empresa e por isso temos todo interesse em dialogar com o governo sobre formas de incrementar a ação empresarial”, diz Renê Ribeiro, delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Caxias.

O superintendente regional da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Articulação Política (Secap) em Caxias, Antônio Barros, afirma que a expectativa dos empresários da região é grande. “Temos visto o interesse de representantes do setor com expectativa de participação de mais de 400 empreendimentos. Todos consideram o diálogo com o governo como momento importante para desenvolver o estado”, diz.

“A economia nacional vive um momento complicado. Um projeto como esse da Caravana serve para conversarmos, discutirmos soluções”, avalia o presidente do Sindicato dos Postos de Combustível da região, Constantino Castro.

Ele acrescenta ainda a relevância do apoio do governo com a abertura de financiamento para o empresariado. “A linha de crédito do Juros Zero é importante para os serviços, o comércio e para a cidade, que precisa muito desses recursos”, observa.

Juros Zero

Durante a Caravana, além do diálogo com os secretários de Estado ligados ao setor produtivo, o empresariado terá acesso a informações sobre a linha de crédito para incremento das atividades. Os secretários de Estado darão informações detalhadas sobre o funcionamento do Programa Maranhão Juros Zero.

O Programa subsidiará os juros das operações financeiras no valor de até R$ 20 mil para os empresários que atenderem aos requisitos estabelecidos.  O empreendedor terá ajuda para formar capital de giro, sem precisar arcar com os juros advindos do financiamento, que serão pagos pelo Governo do Estado para aqueles que mantiverem as prestações em dia.

O superintendente da Secap em Caxias, Antônio Barros, esclarece que as agências do Banco do Brasil na região já estão preparadas para receber os interessados em aderir ao Programa. “As agências bancárias com as quais o governo assinou o convênio estão mobilizadas para garantir que os interessados e aptos a aderir ao programa façam suas inscrições”, explica.

Serviços

Entre os serviços oferecidos pela Caravana, estão abertura, alteração e baixa de empresas; emissão de DARF; consulta de processos; esclarecimento sobre licenciamento ambiental; orientações sobre os benefícios da formalização; formação do Microempreendedor Individual; balcão com orientações; e oficinas com focos em micro e pequenas empresas.

Para o secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, organizador da Caravana, o êxito da primeira etapa do programa, realizado em São João dos Patos, mostra a importância da parceria entre poder público e empresariado.

“A Caravana para o Desenvolvimento Empresarial nos trouxe a certeza que estarmos caminhando na direção certa, ao propor o diálogo efetivo entre as iniciativas pública e privada para estimular o fortalecimento e a geração de novos negócios para todos os empresários. O formato concebido permite a divulgação das ações do governo e a oferta de serviços”, declara Antônio Nunes.

A Caravana Empresarial iniciou as atividades em 16 de maio e prossegue até novembro, abrangendo a participação de mais de 70 cidades do interior do estado.

(Secom/MA)

0 comentários:

Postar um comentário