Minha Figura

Adelmo Soares, Júnior Martins e Ironaldo Alencar: O plano “B” de Humberto Coutinho para 2016 diante do desastre do sobrinho

6.7.15
Humberto Coutinho engole o orgulho e analisa o cenário sobre qual 
decisão tomar diante da impopularidade do sobrinho, que por sua 
vez vive momentos de tensão diante da possibilidade cada 
vez mais real de ter sua reeleição barrada pelo tio
Mede-se a sagacidade e a esperteza de um político pela sua longevidade no poder e por sua capacidade de sair de situações desfavoráveis em seguidas eleições.

Olhando a trajetória política do deputado Humberto Coutinho, quer queira ou não seus adversários, ele tem um histórico de sucesso.

Desde sua entrada na cena política, em 1988, quando disputou seu primeiro mandato eletivo, foram apenas 16 anos até chegar ao comando da Prefeitura de Caxias e a partir daí demarcar seu nome como um das mais importantes lideranças políticas do Maranhão.

Ao eleger o sobrinho como seu sucessor, HC consolidou a liderança regional e hoje colhe os frutos das seguidas vitórias ao ser ungido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa e ficando colocado, desde já, como um nome forte para conquistar uma vaga no Senado em 2018.

Mas eis que no meio do caminho de tanto sucesso tem uma pedra. Aliás, uma montanha com nome e sobrenome: Leonardo Coutinho.

Eleito em 2012 como uma promessa de ser o membro do clã para herdar o capital político da família, Léo Coutinho mostra-se uma decepção de tal tamanho que o tio não imaginaria o resultado vivido atualmente nem nos seus piores pesadelos.

Mas, para Humberto Coutinho, pior que a decepção da performance do sobrinho seria seu fracasso ao tentar se reeleger prefeito de Caxias, pois isso significaria um duro baque no seu projeto de se eleger senador, haja vista que a classe política enxergaria a fragilidade no seu principal reduto como demonstração de decadência.

E é diante desse cenário de dúvidas quanto a viabilidade da reeleição do atual prefeito de Caxias que o grupo Coutinho já traça cenários com diversos nomes para tomar a dianteira caso a impopularidade de Léo continue apresentando os mesmos índices dos últimos meses.

Entre os vários nomes cogitados nas rodas políticas da princesa do sertão para substituir o candidato do grupo dominante, três importantes lideranças são citadas como possíveis salvadores da pátria. Adelmo Soares, Júnior Martins e Ironaldo Alencar estão entre as possibilidades de disputar o cargo de prefeito.

O atual secretário de Transportes e ex-vice-prefeito Júnior Martins, tem como trunfo a lealdade que dedica ao deputado HC. Apesar da caótica administração e da forma nada ‘elegante’ do prefeito Léo Coutinho tratar a coisa pública, vê-se Júnior Martins ao seu lado, seja qual for a espinhosa missão. Nas últimas semanas, por exemplo, ele tem ocupado os espaços ao lado do desgastado prefeito em aparições na TV visitando obras.

Adelmo Soares tem surpreendido no cenário político local. Depois de uma boa gestão na Secretaria de Esportes do município, o convite para integrar o primeiro escalão do governo Flávio Dino, e lá desenvolver um bom trabalho na Secretaria de Agricultura Familiar, lhe colocou na seleta lista de prováveis nomes para substituir Léo Coutinho em 2016. Sua ligação pessoal com o governador lhe rende pontos importantes numa hipotética disputa interna no grupo.

Apesar de estar sem mandato, o ex-vereador Ironaldo Alencar reúne condições de recompor o grupo Coutinho diante das defecções sofridas desde o início do mandato do atual prefeito. Sua amizade com praticamente todas as correntes políticas da cidade seja talvez a principal arma a seu favor numa possível escolha para suceder LC.

Apesar de serem apenas suposições, os nomes citados neste post se aproximam da realidade que o presidente da AL trabalha.

Muitos nomes existem e outros até podem surgir, mas para quem conhece a fundo os bastidores da política local, o cenário é esse e deve fugir muito pouco do que está relatado acima.

Mas o prefeito Léo Coutinho pode recuperar parte da popularidade perdida nos últimos meses ao ponto de convencer o tio a bancar sua arriscada reeleição.

Humberto Coutinho trabalha com pesquisas e nelas se baseia para tomar suas decisões.

Como a performance do atual prefeito nas sondagens feitas pelo deputado caxiense são desanimadoras, deixar o orgulho falar mais alto e não reconhecer o fracasso familiar pode se tornar um preço muito alto a se pagar.

Léo Coutinho vive momentos de tensão.

A possibilidade de ser substituído por um dos jogadores que estão no banco de reservas, mesmo tendo o técnico do time como parente, será a maior decepção da sua vida.

As vezes, a vida pode ser dura demais mesmo para quem nasceu em berço de ouro.

Mas é aceitar a realidade ou jogar tudo a perder.

26 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Sabá, sou eleitor dos coutinhos e tbm acredito q estes nomes apresentados nesta reportagem são os únicos com viabilidade para representar o grupo. Excelente análise dos candidatos.

  1. Anônimo disse...:

    ADELLMO SOARES É O MAL MENOR. A QUE PONTO CHEGAMOS...........

  1. Anônimo disse...:

    Resta saber se qualquer um desses que for escolhido irá continuar obedecendo as ordens do berilo e do cutião.

  1. Anônimo disse...:

    Sinto muito caro blogueiro, mas o Humberto Coutinho é muito soberbo pra dar esse gostinho pra classe política e não bancar a candidatura do seu sobrinho. Mesmo ele sendo esse desastre que vc ccostuma falar em seu blog ele vai até o fim com a família. Ainda bem, pois só assim a oposição tem chances

  1. Anônimo disse...:

    HC chegou ao fundo do poço e está colhendo o que plantou: tem que abrir pra um dos asseclas para escapar da derrota em 2016

  1. Anônimo disse...:

    Sem fazer alarde, o Adelmo tá saindo na frente do Ironaldo e do Júnior Martins. Acho que a proximidade com o governador Flávio Dino será muito importante na disputa interna do grupo. Mas duvido que o dr. Humberto vá deixar de apoiar o Léo e escolher um aliado. Vai com ele até o fim mesmo com o sério risco grande de perder. Só tenho medo das consequências disso. Já pensou o Paulo Marinho na prefeitura de novo??????

  1. Anônimo disse...:

    Vejo nessa análise política social temos um cenário onde o candidato Ironaldo Alencar e o mais chegado ao povo os demais só vemos nas tvs

  1. Anônimo disse...:

    Adelmo,é muito preparado.Mas HC não daria essa chance.A menos que Flávio Dino faça uma imposição.

  1. Anônimo disse...:

    Não tenho o mesmo ponto de vista do nobre jornalista, vivemos atualmente a maior crise financeira dos últimos tempos, mesmo assim, nosso município tem mantido o equilíbrio de suas contas e, ainda investindo em infraestrutura, mesmo que de forma moderada dentro do que é possível. É bem verdade que o desenvolvimento vivenciado na gestão do prefeito Humberto Coutinho, não pode ser comparado ao atual, mais se compararmos à outras tantas gestões anteriores a HC, veremos que a atual administração tem se portado de forma responsável mantendo em dia o pagamento dos servidores, sem aplicar calote financeiro em seus fornecedores e buscando melhorar a cada dia a qualidade dos serviços públicos, desta forma, considerando-se a atual conjuntura política do nosso estado, onde o governador Flavio Dino tem compromissos reais com nossa administração, vislumbro dias melhores para nosso povo.
    Neste momento o mais sensato é continuar trabalhando e deixar a escolha de candidatos para o momento apropriado, 2016.
    Ximenes

  1. Anônimo disse...:

    Humberto pode ser tudo, menos precipitado, por isso mesmo jamais desistiria de apoiar a reeleição de Leonardo Coutinho, que vem cumprindo fielmente o papel para o qual foi escolhido por ele proprio, para apoiar um nome que não lhe ofereça nenhuma confiança.

  1. Anônimo disse...:

    Eu acredito muito que Dr. Fause Simão, seria a melhor opção, pois é conciliador e agrega muito no grupo do H.C. Não se pode esquecer também, que a vice prefeitura é importante, dessa forma não poderia Ele H.C. colocar qualquer um. Eu poderia aqui arriscar o nome de algum empresário da cidade, tipo: Nonatinho ou Silvana Pinheiro? Queiroz Júnior ou Clenia da Narcle joia? Ou ainda na ala politica mesmo, como o Baratinha ou Edilson Martins?

  1. Anônimo disse...:

    Na eleição passada todos estes nomes já existiam, o dr. Humberto foi desclassificando um a um, pois segundo ele, "precisava eleger alguém 100% confiável". Será q o pensamento mudou? E mais o Adelmo não passaria no crivo da Dra Cleide e assim como Ironaldo são fichas sujas.

  1. Anônimo disse...:

    Só pra esclarecer sobre esse último comentário: o Adelmo não é ficha-suja, pois se fosse não seria secretário de Estado, que tem como regra ter a ficha limpa. Quanto ao Ironaldo, a pendência dele no TCE não é tão grave que o impossibilite disputar eleições. Portanto, os 3 continuam no páreo pra valer.

  1. Anônimo disse...:

    Nem Adelmo, nem Ironaldo, nem Júnior Martins, nem Ximenes, etc.. Nenhum têm preparo para ser Prefeito de Caxias e tirar a cidade desse caos. O caos iria só aumentar.

  1. Anônimo disse...:

    Fichas sujas só Ironaldo e Ximenes. Os outros não estão impedidos por nenhum órgão. Coloquei Ximenes bem a propósito. Prá mostrar que o que poderia ser o mais cotado do grupo está fora. Totalmente fora. Mas, o que interessa é que o chefão tem juízo e sabe, perfeitamente, que é dele que depende a eleição de qualquer um deles, pois o grupo continua em suas mãos. Sendo assim, não trocará Léo por nenhum deles. Melhor ninguém alimentar esse sonho, pois a bola da vez continua sendo Léo Coutinho.

  1. Anônimo disse...:

    porra blogueiro posta a porra dos comentarios

  1. Anônimo disse...:

    Descobri agora a razão do fogo amigo vindo de todos os flancos. É que tem muita gente de prontidão. Adelmo Soares é o mais preparado deles e é sábio. Não se precipitará, vai esperar a vez dele. Depois de mais 4 anos do Léo será o escolhido de Flávio Dino e de Humberto Coutinho. Pode registrar em sua agenda blogueiro.

  1. Anônimo disse...:

    Sabá, os coutinhos são orgulhosos e prepotentes. Jamais rifariam um membro d sua família para botar um terceiro. Eles acham que tem o sangue azul. Só eles é que podem e pensam no futuro deixar a prefeitura para outro que não tem a mesma 'pureza' do sangue deles é da cadeia e perder milhares de empregos dos baianos e da família de cá.

  1. Anônimo disse...:

    Ximenes, ironaldo, adelmo são efetiivamente ficha suja. Querem as provas??? Entrem no site do TJ e TCE. O Ximenes nem candidato pôde ser. Teve que botar a mulher. Quemnão se lembra do caso das falsificções das carteiras de identidade e da sua cassação de mandato?

  1. Anônimo disse...:

    Discordo do anônimo que dia que ironaldo e adelmo são ficha sujas. Adelmo já resolveu sua pendência no TCU e o iron tem apenas uma pequena falha em uma de suas contas naquele tribunal. Já o AX, esse sim é ficha suja

  1. Anônimo disse...:

    Prefiro Leo Coutinho...

  1. Unknown disse...:

    E triste a quantidade de pessoas que usam o anonimato pra acusar e agredir outras, sedia muito bom que isso não fosse possível, pois se assim fosse, 20 dos 21 q aqui postados por anônimos não existiriam, pelo simples fato de não terem coragem para mostrar a verdadeira identidade. Até o momento até onde sei, o único candidato do grupo liderado pelo deputado HC, é o prefeito Léo, o qual tem todo direito de pleitear sua reeleição e, essa foi a decisão já acatada pelo grupo em reunião aberta, quanto a mim, aos anônimo , em especial, quero que saibam que apóio a reeleição do atual prefeito Léo, que sou um ex-presidente da CMC que teve todas suas contas aprovadas, qualquer dúvida consultem via certidões à justiça eleitoral federal, comum , ao TCU e TCE, ante de falar asneiras. Ah, um lembrete, a consulta não pode ser feita por anônimos.
    Ximenes - CPF 12810070300

  1. Anônimo disse...:

    E triste a quantidade de pessoas que usam o anonimato pra acusar e agredir outras, sedia muito bom que isso não fosse possível, pois se assim fosse, 20 dos 21 q aqui postados por anônimos não existiriam, pelo simples fato de não terem coragem para mostrar a verdadeira identidade. Até o momento até onde sei, o único candidato do grupo liderado pelo deputado HC, é o prefeito Léo, o qual tem todo direito de pleitear sua reeleição e, essa foi a decisão já acatada pelo grupo em reunião aberta, quanto a mim, aos anônimo , em especial, quero que saibam que apóio a reeleição do atual prefeito Léo, que sou um ex-presidente da CMC que teve todas suas contas aprovadas, qualquer dúvida consultem via certidões à justiça eleitoral federal, comum , ao TCU e TCE, ante de falar asneiras. Ah, um lembrete, a consulta não pode ser feita por anônimos.
    Ximenes - CPF 12810070300

  1. Anônimo disse...:

    Esses caras não têm estrutura, preparação, para dirigir uma cidade como Caxias. Ela é grande e uma das mais organizadas do Estado. Não vai ser qualquer um que vá dar conta de conduzi-la bem. Administrar uma cidade como a nossa não depende exclusivamente do administrador. Tem que haver, em torno dele, toda uma estrutura de poder para lhe dar apoio. E isso os Coutinho têm - são articulados e influentes. Ademais, não vejo, sinceramente, no que o Léo tem falhado. Prá mim não é preguiçoso, tem realizado na Educação, em Infraestrutura, etc. É bem verdade que não vai tão bem na Saúde, por falta de profissionais, mas no geral o avalio bem. Agora, para o blogueiro, é outra coisa. É ruim, caloteiro, arrogante e tudo mais. Coisas da oposição - é a tal de democracia. A mesma que vem destruindo todas as estruturas éticas e morais da sociedade.

  1. Anônimo disse...:

    Os nomes apresentados pela postagem incluindo o mandatário atual, sinceramente todos fracos e com a popularidade no vermelho...Todos dormiram no ponto e estão dando chance a oposição...O prefeito dormiu e não despertou a imagem negativa vai ser essa até o final e único de seu governo...

  1. Anônimo disse...:

    Aqui ninguém se identifica, pois corre o risco de acabar como o Dr. João Viana. Infelizmente a bandidagem e o dinheiro falam mais alto!!!

Postar um comentário