A Prefeitura de Caxias está tomando medidas para reforçar a segurança de estudantes, gestores, professores e a comunidade escolar. Para isso, algumas normas internas estão sendo reforçadas e outras modificadas para garantir que as unidades de ensino sigam sendo um ambiente propício ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Em reunião nesta quarta-feira (13) no auditório da escola Antônio Rodrigues Bayma a Prefeitura de Caxias se encontrou com gestores escolares para estabelecer inovações internas das unidades escolares para que a convivência escolar seja fortalecida e o ambiente escolar seja protegido das influências negativas externas que possam interferir no bom andamento das atividades.
A reunião contou com a presença do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil; da Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect); Secretário Municipal de Segurança, Sargento Mesquita; além de representantes do legislativo; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros.
“O objetivo desse encontro era exatamente orientar as gestoras, o posicionamento das pessoas dentro da escola sobre as Fake News, além de alunos e professores. Queremos garantir a segurança nas escolas”, disse Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.
“Foi uma reunião bastante produtiva para que os órgãos possam estar ativos, para que a gente possa discutir ações de segurança escolar. Independente disso a PM já vem fazendo rondas e dialogando com os gestores”, disse Major Soares, Polícia Militar.
“Hoje o Prefeito anunciou que vai estar adquirindo detectores de metais para levar mais segurança aos alunos, professores, gestores e todos que fazem a comunidade escolar. Nosso projeto foi aprovado na segunda-feira na Câmara e hoje o prefeito já anunciou que está sancionando essa lei”, disse Darlan Almeida, vereador e Presidente da Comissão de Educação na Câmara.
“Nós
nos reunimos com o Prefeito e a Secretária de Educação. Debatemos questões que
serão adotadas dentro das escolas. Queremos dizer aos pais que a Prefeitura e
os órgãos de segurança estão com o mesmo propósito, que é garantir a segurança
e aprendizagem para os alunos”, disse Tatiana Bezerra, gestora escolar.
A Prefeitura de Caxias decidiu investir na compra de detectores de metais para as unidades de ensino, além disso, em parceria com a Polícia Militar, retomar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). A ação preventiva visa levar os conhecimentos para que estudantes e comunidade escolar estejam protegidos.
“Todo apoio de uma rede de serviços, de órgãos de controle, é uma rede de pessoas que estão trabalhando pela educação de Caxias. Vamos trabalhar em conjunto para garantir a segurança escolar, mas garantir o que é melhor para o nosso aluno, que é estar na escola. Sintam-se convidados para participar desse momento. Nós precisamos combater as Fake News, estamos aqui para levar segurança para as escolas”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.
“Todos estão dando sua contribuição para que possamos dialogar e ter mais atenção, ter o cuidado necessário, a partir do momento em que o filho sai de casa e vai para a escola”, lembra Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Caxias.
“Eu saio dessa reunião muito feliz, foi uma reunião muito produtiva. Aqui nós discutimos a segurança nas escolas e autorizamos a aquisição de detectores de metais. Em uma parceria com a Polícia Militar, autorizamos a volta do Proerd e a Ronda Escolar. Iremos alcançar o nosso objetivo que é a qualidade do ensino e a segurança nas escolas. Você que é pai também pode contribuir fiscalizando seu filho e contribuindo com os gestores escolares naquilo que é preciso”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias. (Ascom)
0 comentários:
Postar um comentário