Minha Figura

Magno Magalhães: “a nossa democracia está doente e os valores estão se perdendo”

19.4.23

Vereador Magno Magalhães

Ao comentar o episódio ocorrido recentemente na cidade maranhense de Luís Domingues, em que o prefeito da cidade, Gilberto Braga, e o presidente da Câmara, Jonhy Braga, aparecem num vídeo debochando da cassação do vereador Nevo Calado por suposta quebra de decoro, o vereador caxiense Magno Magalhães convidou os colegas para uma profunda reflexão sobre o papel do parlamento na democracia.

“Esse vídeo me deixou muito preocupado, onde o presidente da Câmara comemorava, com alguns vereadores, a destituição de um colega do parlamento e eu fiquei extremamente chocado quando eu vi aquilo, porque eu já vi Câmara destituir prefeito, isso é muito comum no Brasil, agora uma Câmara se reunir para demover vereador é sinal que a nossa democracia está doente”, comentou o parlamentar durante o pequeno expediente da sessão da Câmara Municipal de Caxias desta segunda-feira, 17.

Para Magalhães, o parlamento representa os anseios de toda a comunidade, “mas hoje a gente tem visto o parlamento ser um local de manobra do Executivo, [e] isso é em todo o país”.

Consciente da força de cada vereador, Magalhães não culpou os prefeitos por ingerência junto ao legislativo. “Mas a culpa não é do Executivo, é dos parlamentares, porque nós somos eleitos pelo voto do povo, apesar de uma parte estar no governo e outra parte estar na oposição”.

“Isso são sinais, que a gente percebe, que a nossa democracia está doente e os valores estão se perdendo. As pessoas perderam totalmente o que é limite, o que é democracia, o que é tirania. A gente não sabe mais o que é isso, pelo menos é o que eu tenho percebido e isso tem me deixado deveras assustado pela forma que as Câmaras Municipais, pelo Brasil afora, estão conduzindo seus trabalhos, estão tratando os seus colegas”, continuou Magno sendo ouvido com atenção pelos vereadores presentes na sessão.

“Essa minha fala é mais uma reflexão para que a gente repense as nossas responsabilidades, para que a gente repense realmente o nosso papel. Aqui nós somos uma Casa que ela representa o povo como um todo, tanto quem é do governo como quem é de oposição”, prosseguiu o parlamentar que, embora da base do governo, tem se pautado com um discurso coerente e antenado com os problemas da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário