Minha Figura

SAF realiza com sucesso Missão ‘Baixo Parnaíba’ em 4 municípios da região

3.4.17
Na última sexta-feira (31), a comitiva do Sistema SAF (AGERP/ITERMA/SAF), percorreu quatro municípios na chamada Missão ‘Baixo Parnaíba’, para a entrega de implementos agrícolas. A iniciativa do Governo do Estado é executada pela Secretaria de Estados da Agricultura Familiar, e desenvolvida pela Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), prefeituras, secretarias municipais de agricultura e sindicatos.

Foram visitados os municípios de Araioses, Tutóia, Santana do Maranhão e Paulino Neves. Participam da comitiva o secretário Estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o secretário adjunto, Chico Sales, gestores regionais da Agerp, além de representantes de entidades, sindicatos e demais autoridades.

ARAIOSES
Secretário Adelmo Soares fala ao prefeito Cristino Gonçalves sobre as ações do Estado no município

Na manhã de sexta-feira (31), no município de Araioses em solenidade ocorrida na Praça Nossa Senhora da Conceição (Viva), a SAF entregou 2 toneladas de sementes de feijão que vão beneficiar mais de 20 famílias de agricultores familiares, sendo que cada uma recebeu 10kg de grãos.

Outra ação do Governo do Maranhão no momento, foram foi a entrega de 21 trituradores forrageiros para a Cadeia Produtiva de Ovinocaprinocultura, em que cada beneficiário receberá fomento no valor de R$ 2.700,00 com a intenção de promover a segurança alimentar dos animais. 

Na oportunidade o Secretário Adelmo Soares e comitiva, prestigiaram a realização da 1ª Feira de Agricultura Familiar, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio do Sistema SAF em parceria com a prefeitura, que ofereceu aos produtores rurais, além de uma oportunidade para comercialização de suas produções, a criação de um ambiente para que os produtores araiosenses troquem experiências e tenham acesso à novas tecnologias.

“Para se medir a importância que o governador Flávio Dino vem dando a essa política de parceria com os municípios, que essa ação de hoje em Araioses, foi a primeira vez que um secretário de estado se fez presente no município”, frisou o secretário Adelmo Soares

O prefeito de Araioses, Cristino Gonçalves (PSDC), agradeceu o apoio que vem recebendo do governo do Estado e reafirmou ainda que a agricultura é uma das prioridades na sua gestão e que sempre fazendo o que puder para a melhoria desse setor. 

TUTÓIA

Em Tutóia, ainda na manhã de sexta-feira (31), a solenidade ocorreu no salão Paroquial do município. A SAF entregou aos representantes da Agricultura Familiar, 2 toneladas de sementes de feijão e 10 trituradores forrageiros.

Na ocasião, o secretário Adelmo Soares, falou da importância do município criar uma secretaria de Agricultura Familiar, enfatizando que: "Fortalecer a agricultura familiar é desenvolver o município."

O prefeito do município, Romildo Damasceno (PSDB), enfatizou que a prefeitura dará todo apoio possível no intuito de contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar, e consequentemente melhorar a produção, o que diretamente irá gerar mais alimentos e renda. 

Também participaram da solenidade de entrega dos implementos agrícolas, o Secretário de Estado de Assuntos Políticos, Ednaldo Neves, o vereador de Tutóia Raimundo Sintraf, o gerente do Banco do Brasil, William, os secretários municipais Aluísio Rocha, Bernado Oliveira, Mariana Aquino, Didi, Regilson Damasceno e Giovani Junior, o chefe do departamento das associações, Alexandre Dias, alguns representantes de classes sindicais e associações e vários agricultores.

SANTANA DO MARANHÃO

Em Santana do Maranhão a comitiva da Secretara de Estado da Agricultura Familiar esteve na parte da tarde da última sexta-feira (31). No município ocorreu uma visita as tecnologias de cisternas implantadas por meio do Programa 2ª Água, no Povoado Santana Velha. 

Na mesma ocasião, a equipe da SAF vistoriou o aviário para ver de perto o andamento do Projeto de Criação de Aves Caipiras, Procap, projeto desenvolvido pela Embrapa Cocais para produção integrada de galinhas de forma mais acessível que requer uma área bem menor para ser construído e utiliza materiais encontrados na propriedade do agricultor.

“Colher os frutos dos projetos que estamos plantando em todo Maranhão. Esse é o maior objetivo de todos nós que trabalhamos juntos pelo Governo do Maranhão”, destacou o secretário Adelmo Soares.

PAULINO NEVES

Encerrando na sexta-feira (31), a “Missão Baixo Parnaíba”, o município de Paulino Neves recebe o Sistema SAF já no período da noite. A solenidade ocorreu Quadra Poliesportiva da Escola João Crisóstomo, com a presença do prefeito Roberto Maués (PP), secretários municipais e representantes da agricultura familiar, que foram beneficiados com o recebimento de 2 toneladas de sementes de feijão e aos criadores da cadeia de Ovinocaprinocultura, 10 trituradores forrageiros para auxiliar nas suas produções.

“O Governador Flávio Dino sabe do potencial agrícola que tem o Maranhão e por isso tem investido no setor de produção. Ações como esta, tende a fomentar nossa agricultura familiar e garantir não apenas o alimento de subsistência, mas, permitir que esses trabalhadores possam comercializar seus produtos, melhorando assim suas rendas”, disse o secretário Adelmo Soares.


0 comentários:

Postar um comentário