Nas séries iniciais (1º ao 5º ano) sai de 4,2
para 4,5 e nas séries finais (6º ao 9º ano) sai de 3,6 para 3,9. A nota foi
divulgada ontem ,quinta-feira (08.09), pelo Ministério da Educação (MEC)
Resultado dos intensos investimentos
realizados para a melhoria da educação no município, Timon cresceu na nota do
IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em relação a 2013 e
algumas escolas já superaram a meta para 2021.
A nota do IDEB em Timon, que era de 3,8 em
2011 saltou para 4,2 em 2013, colocando o município acima da média do Maranhão,
e agora consegue empatar com a capital, São Luís, nos resultados. Esses índices
são alcançados por meio da Prova Brasil, que mede conteúdos e habilidades em
Língua Portuguesa e Matemática.
O aumento da nota significa que as ações que
vêm sendo realizadas na educação do município são positivas. “Esses
resultados provam que é possível melhorar a qualidade do ensino quando se
trabalha com responsabilidade e compromisso. Fazemos um trabalho em parceria
com os gestores das escolas e este modo de trabalhar vem dando muito certo,
tanto que temos escolas que superaram a meta do IDEB projetada para 2021”,
comentou a secretária de educação, Dinair Veloso.
A escola Vila João Reis, que em 2009 tinha a
nota de 3,8 e teve uma queda no ano de 2011 para 3,6, deu um salto positivo e
superou a meta de 4,7 do Ministério da Educação e agora tem nota 5,0.
É importante lembrar que em 2011, o município
não alcançou a meta projetada pelo MEC, por conta disso, para atingir a meta em
2013 os esforços foram duplicados e a nota do município só aumentou de lá para
cá.
“Reconhecemos que a meta projetada para 2015,
que era 4,7, não foi alcançada, mas o mais importante é ter a certeza que este
crescimento reflete a qualidade do ensino na sala de aula, ou seja, apesar dos
desafios e dificuldades que enfrentamos desde o início da gestão, estamos
crescendo cada vez mais”, disse a secretária.
Esta nota também significa que as taxas de
aprovação, abandono e evasão melhoraram seus índices. “Este resultado reflete o trabalho
dos professores em sala de aula, que está alcançando resultados positivos, isto
é, significa que o aluno aprendeu realmente. Em consequência disso, a aprovação
aumentou e o abandono e evasão diminuíram”, explica Alexandra Morais,
assessora técnica da SEMED.
(Com informações e fotos da assessoria)
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