
As medidas devem perdurar até o
cumprimento, pela operadora, dos requisitos exigidos pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) no Plano Nacional de Ação de Melhoria do Serviço
Móvel Pessoal e das Metas de Qualidade para o Serviço Móvel Pessoal.
A Tim também é obrigada a exibir,
no prazo de 20 dias a contar da publicação da decisão, documento com a listagem
completa dos usuários do serviço de telefonia móvel do Plano Infinity, contendo
a data de adesão e de saída, conforme o caso, a partir de 29 de março de 2009.
A medida visa viabilizar o eventual cumprimento da sentença.
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Promotora Lítia
Cavalcanti
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Em caso de descumprimento das
decisões, de autoria do juiz Manoel Matos de Araújo, da Vara de Interesses
Difusos e Coletivos de São Luís, a empresa será obrigada a pagar multa diária
de R$ 100 mil, a ser revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).
MÁ QUALIDADE
A manifestação do Ministério
Público do Maranhão (MPMA), assinada pela promotora de justiça Lítia
Cavalcanti, é resultado do Inquérito Civil nº 003/2011, instaurado para apurar
as denúncias dos consumidores sobre a má qualidade do serviço prestado pela
Tim, demonstrada pela constante falta de sinal e da queda de ligações no
estado.
Apesar do plano de reparação e
ampliação de rede no valor de R$ 125 milhões, apresentados pela operadora
durante as audiências extrajudiciais feitas pelo MPMA, os relatórios e os
laudos de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
reforçaram a má qualidade denunciada pelos consumidores à Promotoria.
Fiscalização referente ao período
de abril a setembro de 2011 demonstrou que os números de realização e de queda
de ligações entre as linhas da operadora no Maranhão estão abaixo dos níveis
tolerados pela agência reguladora.
De acordo com Lítia Cavalcanti,
outra fiscalização feita pela Anatel, com base em todas as ligações efetuadas
no Brasil em 8 de março de 2012, constatou que, no Maranhão, 234.272 usuários
do plano pré-pago Infinity foram lesados por 502.527 desligamentos, gerando
prejuízo financeiro aos consumidores no valor de R$ 129.869,25 em apenas um
dia.
“1.005 DIAS SEM SINAL”
“A Anatel também constatou que, entre 12 de
agosto de 2012 e 11 de agosto de 2013, na rede da Tim, no Maranhão, as
interrupções de serviço totalizaram 24.115 horas, o que equivale a,
aproximadamente, 1.005 dias de falta de sinal”, acrescenta a promotora. Na avaliação dela, além da má
qualidade do serviço prestado, é surpreendente a postura da Tim quanto às
reclamações dos consumidores.
Essa operadora sempre foi ruim, mas ultimamente está uma desgraça!!