Minha Figura

(Eleição se aproximando e...) - Caxias, a última das grandes cidades do MA a receber o Programa Mais Asfalto do Governo do Estado

11.5.18

Programa prevê 10km de asfalto para Caxias, a mesma quantidade destinada para cidades com apenas 1 terço da população caxiense


Nesta quinta-feira, 10, o Governo do Estado começou as obras de pavimentação de ruas de Caxias por meio do Programa Mais Asfalto. A Avenida Alvorada, no bairro Mutirão, foi a primeira a receber a malha asfáltica, que veio para completar o trabalho da Prefeitura, que já implementou a nova iluminação da via pública, que é a primeira da cidade a ser feita com lâmpadas de led.

O prefeito Fábio Gentil esteve no local para o início do serviço, juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Murilo Novais e o secretário de Estado de Infraestrutura, Cleyton Noleto, e mostrou-se confiante na parceria iniciada com o Governo do Estado em prol do município. “Isso é uma demonstração de que as parcerias dão certo quando a gente tem o mesmo objetivo: beneficiar o povo. Governo Municipal implantou a iluminação pública, vem com o apoio do Governo do Estado, a parceria entre Fábio Gentil/Flávio Dino/Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Caxias trazendo mais asfalto pra essa comunidade que tanto conclamava e esperava por isso. Isso é uma demonstração de que juntos nós podemos conseguir, com certeza, conquistar os objetivos principais, que é o anseio do povo da nossa cidade”, declarou o prefeito fazendo a política de que o bem comum de todos supera qualquer adversidade entre os governantes.

“Aqui nós ficamos gratos em nome da população caxiense. Agradecemos ao governador Flávio Dino o apoio que tem dado e demonstrado ao nosso município. Com certeza, o que sempre tenho dito, que o povo sabe retribuir a todos aqueles que trabalham e que são apaixonados por esta terra. Flávio Dino tem dado uma demonstração com respeito, acima de tudo demonstrando com trabalho e hoje nós somos gratos ao apoio demonstrado ao município de Caxias”, continuou Gentil mostrando-se satisfeito com os 10km de asfalto disponibilizados para Caxias nesta etapa do Programa estadual.

Bem, com 162.657 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2017, Caxias é a 5ª cidade do Maranhão em número de habitantes e sem sombra de dúvidas é a 3ª em importância política.

Pelo tamanho territorial e populacional de nossa cidade, afora a importância política e histórica, esses 10km de asfalto destinados ao município merecem uma reflexão dos caxienses, afinal, cidades bem menores receberam essa mesma quantidade de asfalto.

Senão vejamos, em Estreito, cidade que possui 41.497 habitantes (IBGE-2016), foram 9 km de asfalto através do Programa do Governo do Estado.  Já a vizinha Timon, com 167.619 habitantes (IBGE-2016), já recebeu, desde 2015, 44 km de pavimentação asfáltica, além de inúmeras outras importantes obras de infraestrutura.

Com 64.123 habitantes (IBGE-2016), Coroatá vai receber 10km de asfalto nos próximos dias, conforme reunião ocorrida entre o prefeito daquela cidade, Luís da Amovelar Filho; a ex-deputada Cleide Coutinho e o governador Flávio Dino no último dia 03 de maio no Palácio dos Leões. A cidade de Coroatá tem praticamente 1 terço da população caxiense e vai receber a mesma quantidade de asfalto.

Em Barra do Corda, cidade com 86.662 habitantes conforme dados do IBGE, o Programa Mais Asfalto chegará com os mesmos 10 km destinados para Caxias, mesmo tendo praticamente a metade da população da princesa do sertão.

Em Codó, com seus 120.548 habitantes (IBGE-2016), também começou a receber, desde o mês de abril deste ano, 10 km de asfalto via governo do Estado.

Bacabal, município de 103.020 habitantes (IBGE-2016), Flávio Dino fez questão de comparecer no último dia 03 de março para uma maratona de inaugurações. Dentre as ações do governo do Estado naquela cidade, a reforma do aeroporto e a inauguração de 10km de pavimentação asfáltica.

Imperatriz, com 254.596 mil habitantes (estimativa IBGE-2017), recebeu, segundo declarações do próprio secretário estadual de infraestrutura, Cleyton Noleto, desde o início da administração Flávio Dino até o ano passado, 72 km de asfalto.

Já em São Luís, entre 2016 e 2017, foram 500 km de asfalto via governo do Estado.

O Mais Asfalto de Flávio Dino já tinha dado as caras em Caxias no mês de março deste ano com a pavimentação de algumas ruas, mas cuja extensão da ação não foi revelada pela assessoria de imprensa do governador, o que demonstra, no mínimo, um número insignificante para uma cidade com a importância da capital do leste marenhense.

Diante dos números apresentados, é bom os saudosistas do ex-prefeito Léo Coutinho, que estão em êxtase nas redes sociais, diminuírem o tom na euforia, haja vista que a
parceria de Flávio Dino com Caxias, mais uma vez, deixou muito a desejar.

0 comentários:

Postar um comentário