Minha Figura

Espetáculo “Magia do Natal” abre oficialmente Natal Iluminado em Caxias

2.12.17
O clima natalino tomou conta da cidade de Caxias na última sexta-feira, 1º de dezembro de 2017. Ainda era final de tarde quando as pessoas começavam a chegar até a Praça do Pantheon para ocuparem uma das 1.500 cadeiras disponibilizadas para o público acompanhar as apresentações.

Dona Maria Edith da Silva, que veio do bairro Cohab, falou sobre a iniciativa da Prefeitura Municipal em disponibilizar ônibus gratuitos para que as pessoas pudessem prestigiar o Natal Iluminado.

“Maravilhosa essa ideia porque permite aos idosos acompanharem também. É a primeira vez, eu ainda não tinha vindo assistir. Esta aqui é minha vizinha, esta outra é minha vizinha, viemos assistir o natal da cidade”, disse dona Maria Edith da Silva, moradora da Cohab.

“É a primeira vez minha e dos meios meninos que vão acompanhar uma apresentação de Natal. Tá muito bom o clima de natal, tá ótimo. Espero que o espetáculo seja bom”, disse dona Maria do Carmo, moradora do Bairro Seriema.

Um dos objetivos do Natal Iluminado é fazer a população cidade interagir consigo mesma, promover o encontro de pessoas diferentes em um diálogo permitido a partir da magia do Natal. O espetáculo de abertura, intitulado a “Magia do Natal”, que marcou o acender das luzes, foi marcado pela interação entre os atores e a plateia de mais de mais de 2 mil pessoas, que compareceram à Praça para vivenciarem uma experiência mágica, lúdica para as crianças e de entretenimento para os adultos, que puderam também voltar a serem crianças.

Durante o espetáculo, os atores falaram sobre a importância de manter aceso o espírito do Natal, que consiste no amor, simbolizado pelo nascimento do menino Jesus. Em um dado momento da performance teatral, o público e os atores interagiram para fazerem as luzes da cidade se acenderem. Neste momento, os diferentes pontos da cidade: Palácio da Cidade, a árvore de natal, a Praça do Pantheon e a Avenida Senador Alexandre Costa, tiveram a iluminação ligada, dando todo um brilho especial, arrancando os aplausos emocionados do público.

O momento mais emocionante foi quando acenderam as luzes do Centro de Cultura e por alguns momentos o público presenciou cair do céu uma chuva de neve no palco, encerrando o espetáculo sob grande aplauso do público, que ovacionou o trabalho realizado.

“O primeiro instante foi pensar a ideia, realizar os ensaios, construir a dramaturgia, começar os ensaios, a gente idealiza uma coisa e, quando você ver a coisa acontecer, vai além das expectativas. A expectativa foi superada. O olhar do público vendo tudo acontecer foi maravilhoso”, destacou Maciel Mourão, ator.

“Realmente, foi uma ideia brilhante. É uma honra viver numa cidade onde neste exato momento está sendo honrado um mês de dezembro que demonstra uma festividade que está impecável”, destacou Adriana Medeiros, professora.

“Foi lindo! Nunca me emocionei tanto. E toda a equipe que veio lá do Brejinho, os pais ficaram maravilhados. Um espetáculo nunca visto, esse resgate do espirito natalino que não existia. Eu tenho certeza que tocou no coração das pessoas. Envolveu, tocou, emocionou. Foi maravilhoso”, expressou emocionada Jesus Teixeira, gestora escolar.

“Pra falar a verdade, o espetáculo foi tão lindo que eu não sei qual o melhor. Nesse momento eu vinha conversando com minha filha e dizendo: que coisa linda, jamais eu tinha visto, inclusive eu ia levar ela em Teresina, mas aqui está melhor do que em certas capitais. O prefeito está de parabéns, porque com isso só quem tem a ganhar é o povo, somos nós”, disse Mário Pereira, produtor cultural.

“Nunca tinha visto um empenho assim tão grande, de fazer uma iluminação, em preparar a cidade toda, porque realmente eu vejo que a cidade toda está embelezada, justamente para receber esta festa. Eu achei muito bom esta peça teatral feita para todo o público, não foi só para os maiores, não foi só para os pequenos, foi pra todos. E, realmente eu fico muito impressionado, porque tudo isso vai trabalhando junto para criar uma mágica totalmente”, disse Moisés Azevedo, natural da Costa Rica.

Promovido pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude e Secretaria de Infraestrutura, o Natal Iluminado em sua abertura recebeu turistas e caxienses tanto da zona urbana como da zona rural.

O prefeito Fábio Gentil, acompanhado da primeira-dama Letícia Mabel, vereadores, secretários municipais, coordenadores e assessores, subiu ao palco para agradecer à cidade pela oportunidade de permitir a existência de um espetáculo grandioso, realizado com pessoas da cidade, da engenharia aos atores.

“Não consigo através de palavras externar todo o sentimento de felicidade que nós temos neste momento. Ver Caxias repleta com esse povo feliz, aqui ao nosso redor, olha só a multidão, a multidão que quer um momento de lazer, a multidão que quer uma Caxias melhor, que quer uma oportunidade na vida, mas que quer acima de tudo desfrutar daquilo que temos de bom. Nossa cidade tem muita coisa boa e vai mostrar gradativamente, e está mostrando pela primeira vez na história de Caxias este Natal Iluminado, que vai trazer emoções ao povo, as crianças, aos jovens, aos adultos, aos avós aos idosos. Nós estamos resgatando o que nós temos de mais importante, o amor pelo município de Caxias. É isso que nós precisamos resgatar, esse amor, valorizar o município e trabalhar para que ele possa desenvolver. O prefeito só pede essa ajuda, esse voto de confiança, que juntos possamos desenvolver para transformar Caxias na cidade que a gente quer”, ressaltou o prefeito Fábio Gentil, prefeito de Caxias.


2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Por todas suas ações a frente da secretaria de Cultura ao longo deste início do mandato do prefeito Fábio gentil, o Sr. Arthur demonstra que foi uma escolha acertada, mostrando suas ideias interessantes que mesmo no momento de crise que o país vive, e possível organizar eventos culturais de qualidade, bem diferente daquele que ocupou está pasta na gestão passada.

    Parabéns Arthur pelo seu ótimo início na pasta e continue neste ritmo e seras lembrado como o melhor secretário de Cultura.

  1. Parabéns pró prefeito Fábio que tá trabalhando bastante para a nossa cidade 👍 agora já se percebe seu trabalho em várias áreas para o bem dá população caxiense

Postar um comentário