Minha Figura

Caxias sedia I Seminário de Integração da Atenção Primária com a Atenção Especializada na região de Caxias

14.12.17
Na manhã da última terça-feira (12), no auditório do Colégio Inácio passarinho, foi realizado o I Seminário de Integração da Atenção Primária com a Atenção Especializada na região de saúde de Caxias.

O encontro teve a participação de tutores das unidades de laboratório e de expansão; enfermeiros; médicos; coordenadores de saúde; secretários municipais; prefeitos da região; técnicos e tutores da Secretaria de Estado da Saúde; do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e representantes do Ministério da Saúde.

Como parte da programação, foram apresentados vídeos sobre os trabalhos da Planificação em saúde nas cidades de Caxias e Coelho Neto, além da realização de importantes palestras, como a do renomado consultor do CONASS, Dr. Marco Antônio, com o tema: “Enfrentamento da morte materno infantil”.

“O foco foi nesse sentido, os trabalhos deste ano já estão surtindo efeito e um grande esforço; todo o empenho para organizar os processos junto às gestantes, essa integração da rede é muito importante”, disse o consultor do CONASS.

“Durante todo o ano trabalhamos a Planificação. Quando a gente passa da Atenção Primária para a Especializada, o nosso foco é mortalidade zero materno-infantil. Começamos a trabalhar também as doenças crônicas. Nosso objetivo é terminar o próximo ano com 100% do nosso município planificado, fazendo com que tenhamos uma saúde de qualidade. Temos uma rede de profissionais muito boa e, hoje nosso objetivo também, é fazer uma sensibilização com todos os gestores da região”, disse Dra. Socorro Melo, secretária Municipal de Saúde de Caxias.

“Hoje os depoimentos mostraram os avanços que tivemos. Acabamos com filas, organizamos o CEAMI, onde as gestantes e crianças de alto risco saem com um plano de cuidados da Atenção Especializada, sendo o tempo todo acompanhados”, disse Ademilde Andrade, facilitadora do CONASS.

“O sentimento é de dever cumprido, isso é uma demonstração de que o poder municipal está imbuído no propósito de oferecer o melhor sistema de saúde para o usuário do SUS. Tenho certeza que com nossa força de vontade e dos funcionários do Sistema Único de Saúde, contribuiremos para que possamos melhorar cada vez mais, pois com isso quem ganha é toda a população que se utiliza desse serviço”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

0 comentários:

Postar um comentário