Minha Figura

Prefeitura de Caxias entrega CEAMI e UBS Centro reformados e ampliados à população

4.10.17
Na manhã da última terça-feira (03/10), os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam a reforma e ampliação de importantes órgãos de saúde em Caxias. O Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI) foi completamente reformado e passou por adequações importantes, como a Planificação.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes vereadores, secretários municipais, assessores, coordenadores da Saúde, usuários o SUS e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

O CEAMI disponibiliza serviços especializados em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Assistência Social, Pediatria e Obstetrícia para gestantes e crianças menores de 02 anos, de alto risco, diminuindo os índices de mortalidade infantil.

O Centro é pioneiro no Maranhão em integrar seus atendimentos com a Atenção Primária e servirá de laboratório para o Estado. O trabalho foi proposto e acompanhado por importantes órgãos de saúde, como o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Caxias.

O atendimento tradicional do CEAMI continua funcionando, sendo que antes era anexo ao prédio da Unidade Básica de Saúde, no Centro, que agora foi totalmente desvinculada do serviço especializado. A UBS Centro conta com duas equipes do Programa Saúde da Família, e também passou por reformas, sendo totalmente ampliada dispondo de sala de vacinação, sala de procedimentos, farmácia e consultório odontológico.

Kalyanny Paiva, coordenadora administrativa do CEAMI, emocionou-se com o momento especial.

“Hoje nós estamos recebendo do nosso prefeito não só a ampliação e reforma, mas também a Planificação para melhor atender e servir nossas gestantes e crianças de alto risco. É um momento importante, não só para nós profissionais, mas principalmente para a população”, destacou.

A facilitadora do CONASS, Ademilde Andrade, disse que a proposta é fortalecer a Atenção Primária com a Atenção Especializada, e fazer essa integração a criança e a gestante, que agora não vêm ao CEAMI como demanda espontânea.

“Ela será encaminhada pela Atenção Primária, onde aqui ela vai ter um plano de cuidado, qualificando cada vez mais a assistência e reduzindo as taxas de mortalidade infantil”, explicou a facilitadora.

A lavradora Maria de Jesus, grávida de quatro meses, é uma gestante de alto risco. Ela participou da solenidade de entrega do novo prédio e disse estar mais confiante com o novo serviço, ressaltando a felicidade com o excelente acompanhamento que tem recebido durante seu período gestacional.

Para o prefeito Fábio Gentil o momento é de orgulho para Caxias.

“Caxias, que passou por momentos de turbulência nos últimos anos na saúde, sendo conhecida como uma das piores do país, agora tem resgatada a sua credibilidade com esse investimento que colocamos no CEAMI e na Planificação, fazendo com que possamos reduzir custos e investir mais, transformando a saúde que tínhamos na saúde que a gente quer”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, lembrou que foi uma longa jornada até aqui.

“Contamos com a apoio do prefeito, do Estado e dos órgãos de saúde. Caxias é o primeiro Município onde a Planificação está se expandido para a Atenção Especializada. Não tivemos mudanças só na estrutura física, mas também a mudança de atitude dos nossos profissionais que qualificamos com relação a humanização; sensibilizamos nosso prefeito, que nos ajudou muito! Somos referência; é tanto que alguns estados mandaram seus técnicos até aqui para ver o que estamos fazendo. Caxias está de parabéns”, disse a secretária. (Ascom/Caxias)

0 comentários:

Postar um comentário