Minha Figura

Jornada da Agricultura familiar e da Reforma Agrária reúne aproximadamente 2 mil agricultores familiares em Caxias

30.10.17
Cerca de 2 mil trabalhadores rurais de Caxias e Codó se reuniram, nesse sábado (28), para debaterem temas de grande relevância para o fortalecimento e desenvolvimento da Agricultura Familiar. O evento foi promovido pela Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil - CONAF e contou com o apoio do INCRA.

Entre as autoridades presentes no evento, representantes do Banco do Nordeste, do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas - SEBRAE, o presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereador Catulé, o vereador Mário Assunção, o prefeito Fábio Gentil, e o secretário municipal de Governo, Catulé Júnior.

A CONAF conta atualmente com um caxiense na sua executiva nacional desempenhando a função de assessor direto da Presidência, Pablo Said. "Quando chamei essas autoridades, pensei que se elas são botadas pelo povo, elas devem ser cobradas pelo povo. Então, elas estão aqui compromissadas a discutirem conosco políticas públicas voltadas para o homem do campo. Sabemos que nada funciona sem parcerias", explicou Pablo.

Para o Presidente da Confederação Nacional da Agricultura familiar do Brasil, Gedir Ferreira, “a agricultura familiar tem que ser fortalecida, pois é responsável por colocar 90% dos alimentos nas mesas de todos Brasileiros, e Caxias está de Parabéns por ter Pablo Said na Executiva nacional da Conaf”.

Pablo Said se comprometeu em emprenhar todos seus esforços para o fortalecimento da agricultura familiar através do associativismo e cooperativismo, “pois a partir desta unidade organizacional se tem uma agricultura familiar fortalecida”. Pablo Said ainda falou da importância das Parcerias entre governo municipal, estadual e federal neste processo. “Temos um região rica em terras e outras variáveis que influenciam no melhor desempenho da Agricultura familiar, Caxias terá uma nova História”.

"Satisfação em participar da Jornada Nacional de Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, onde nós discutimos caminhos e possibilidades para que o homem do campo possa ali se estabelecer, ter acesso ao crédito e, mais do que isso, poder produzir. Agradeço pelo convite de Pablo Said e me engajo, tanto como secretário de Governo como advogado, junto com os trabalhadores rurais nesta luta", declarou o secretário Catulé Júnior.


Em seu pronunciamento, o vereador Catulé também falou da sua satisfação em prestigiar o evento. "O produtor rural é o que sofre com a falta de crédito, o que sofre com a estiagem, o que sofre com as queimadas, mas é o que luta para produzir e trazer o alimento para as mesas das grandes cidades. Um encontro desses é importante, pois é a oportunidade de ver e ouvir o que pensam as autoridades do município em relação à agricultura", disse o presidente da Câmara.

Na oportunidade, o prefeito Fábio Gentil reafirmou seu apoio com os agricultores. "Eu preciso ouvir de vocês aquilo que querem que façamos. Não tenho autoridade para determinar, mas tenho humildade para poder ouvir. E diante disso, torno público que já temos agenda com vocês marcada na Prefeitura de Caxias para que possamos discutir e ver o que vocês pensam, o que precisam e efetivar. Aproveitem o prefeito que vocês têm, pois estou aqui para isso".

Mais

No fim do evento foi sorteada uma motocicleta, contemplando a jovem Viviane Feitosa da Conceição, de Codó, e; oferecido um almoço aos participantes.

0 comentários:

Postar um comentário